JornalCana

São Martinho reduz custo logístico em 30%

O acordo entre a São Martinho e a Rumo Logística, da Cosan, já reduziu os custos de transporte de açúcar da empresa em 30%, de acordo com o diretor financeiro e de relação com os investidores da São Martinho, João Carvalho do Val. Segundo ele, no primeiro trimestre da safra 2010/11, referente ao período de abril a junho de 2011, praticamente todo o açúcar da São Martinho foi transportado pela Rumo até o porto de Santos.

O acordo prevê a utilização, pela Rumo, de terminais de embarque ferroviário da São Martinho no interior de São Paulo e o transporte, pela Rumo, de açúcar da São Martinho. Val participou hoje de teleconferência com analistas de mercado. Como a São Martinho produz basicamente demerara, sua produção foi praticamente toda exportada, de acordo com do Val. Segundo ele, o açúcar vendido no primeiro trimestre da safra 2010/11 aumentou 26% em relação a igual período do ano passado. Segundo ele, 656 mil toneladas de açúcar já foram fixadas para a safra 2010/11 a um preço médio de 19,52 cents por libra. Deste total, 478 mil toneladas foram fixadas até 30 de junho a um preço médio de 19,15 cents e 217,5 mil toneladas foram efetivamente vendidas a um preço médio de 20,64 cents.

O executivo informou também os estoques de etanol subiram 30% no período analisado diante da expectativa de uma elevação das cotações do produto a partir de julho. Segundo ele, o sentimento é de que os preços do etanol irão subir em direção à paridade de 70% dos preços da gasolina. Val explicou também que a São Martinho irá investir R$ 173 milhões em cogeração para produzir 244 mil MWh que estarão disponíveis em 2012/13.

Segundo ele, apenas parte da energia cogerada será ofertada no leilão de energia a ser realizado no final de agosto. “Reservaremos parte da energia gerada para o projeto de etanol químico da Amirys”, disse ele. Ele disse também que o projeto de cogeração da São Martinho é um projeto extenso, de 10 anos

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram