JornalCana

São Martinho e Cosan se unem para comprar usina em SP

As empresas sucroalcooleiras São Martinho, Cosan e Santa Cruz anunciaram nesta quinta-feira a aquisição da Usina Santa Luiza, no interior de São Paulo, por 179,3 milhões de reais em dinheiro mais dívidas.

As três empresas também compraram, juntas, a Agropecuária Aquidaban, que produz 1,5 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano, pelo valor de 59,8 milhões de reais.

As aquisições foram feitas por meio da Etanol Participações S.A., formada pelas três empresas compradoras para a operação. A São Martinho detém 41,67 por cento da holding, a Cosan outros 33 por cento e a Santa Cruz os 25 por cento restantes.

O modelo de gestão da Usina Santa Luiza “será realizado de forma conjunta, contemplando um Conselho de Administração e Diretoria com representantes de cada acionista”, segundo fato relevante conjunto enviado à Bolsa de Valores de São Paulo.

O anúncio do negócio acontece no mesmo dia em que a Cosan, maior produtora de açúcar e álcool do Brasil, divulgou um programa de investimentos de quatro anos que inclui recursos estimados em 1,7 bilhão de dólares. O plano engloba construção de usinas, ampliação de unidades existentes e aquisições.

SINERGIAS

Além do desembolso em dinheiro para comprar a Usina Santa Luiza, a holding Etanol Participações assumirá uma dívida líquida de 40,4 milhões de reais.

A Usina Santa Luiza fica na cidade de Motuca, Estado de São Paulo, e tem capacidade de moagem de 1,8 milhão de toneladas de cana, além de explorar um canavial de 19 mil hectares em terras de terceiros e comprar 200 mil toneladas de cana de fornecedores.

A expectativa é que o consórcio comprador obtenha “importantes sinergias operacionais”, já que a Santa Luiza está perto de unidades da São Martinho, Cosan e Santa Cruz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram