JornalCana

São Martinho e Amyris iniciam construção de planta química

A planta química da SMA, para produção de farneseno a partir do caldo da cana, fruto da parceria entre o Grupo São Martinho e a empresa norteamericana Amyris Biotechnologies, está em fase inicial de construção. A nova unidade estará localizada ao lado da Usina São Martinho, em Pradópolis (SP) e deverá entrar em operação efetiva em julho de 2012. Controlada em igual proporção por ambas as partes, a nova planta utilizará a tecnologia da Amyris, uma técnica, baseada na modificação de leveduras, para conversão da sacarose da cana em “combustíveis avançados” e especialidades químicas para o projeto. O farneseno é utilizado como matéria-prima para a produção de lubrificantes, cosméticos, diesel e combustíveis de avião.

Segundo Ericson Marino, superintendente de pesquisas e desenvolvimento do Grupo São Martinho, também será possível aproveitar a vinhaça resultante desse processo na área agrícola, já que o produto será compatível com o convencional.

O superintendente explica que ao se conseguir a viabilidade comercial do farneseno, as duas empresas poderão fornecer o produto para empresas químicas, de cosméticos, entre outras. “O grande objetivo da empresa é encontrar um produto renovável que substitua o diesel de petróleo”, diz.

A planta será construída em módulos e em um primeiro momento, a nova unidade será capaz de processar 1 milhão de toneladas de cana, mas está desenhada para dobrar sua capacidade de produção. “Em uma cana padrão com 140 kg de ATR por tonelada, estimamos uma produção de 55 a 58 litros de farneseno”, ressalta Marino.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram