JornalCana

São Martinho apresenta novas tecnologias industriais em Ribeirão Preto

São Martinho: Um case de sucesso na utilização de Caldeira de Leito Fluidizado Borbulhante e de Condensador Evaporativo na turbina de condensação”. Essa apresentação marcará a presença de Guilherme Prado, assessor de tecnologia da Usina, no curso de Caldeiras, Vapor e Energia “Eficiência e Avanços Tecnológicos nas Caldeiras e no Sistema de Geração de Energia Aplicado as Plantas Industriais e Centrais Termoelétricas do Setor Sucroalcooleiro”, promovido pela Sinatub e ProCana Brasil, nos dias 6 e 7 de junho, no Cenacon, em Ribeirão Preto (SP).

“Ambientalmente falando estas tecnologias trazem um benefício interessante e cada vez mais o setor necessita ser ambientalmente corretos, sem contar os benefícios energéticos do sistema”, revela o assessor.

Durante o evento, ele discutirá a importância da utilização de novas tecnologias que geram uma melhor eficiência ao processo como também geram benefícios ambientais. Para ele, o principal problema da atualidade nesse sentido é a emissão de gases na atmosfera, como também a geração de resíduos sólidos. “Entre as soluções propostas estão a melhor eficiência e controle na combustão das caldeiras gerando gases menos poluentes, como também um menor volume de resíduos sólidos”, comenta.

img6811

Nova caldeira

A caldeira de leito fluidizado borbulhante, segundo o especialista, permite queimar outros tipos de biomassa como também outros combustíveis, viabilizando por exemplo a sobra de bagaço para ser utilizado para a produção de etanol celulósico ou seja de segunda geração. “Com referência ao condensador evaporativo utilizado na turbina de condensação , temos uma redução no consumo de água como também um menor consumo de energia elétrica, viabilizando a redução de consumo de água na planta e gerando uma maior exportação de energia elétrica. Temos mais uma opção que nos traz benefícios, mas cada aplicação é um caso. É necessário fazer conta pois o resultado precisa ter viabilidade”, diz.

Sobre o curso

O curso fornecerá informações relevantes, mostrando a eficiência energética e os avanços nas gerações de vapor e de energia elétrica, aplicada as plantas industriais e centrais termoelétricas. “Também abordará os principais tópicos de necessidade utilizados pelos usuários industriais, contribuindo com o aprimoramento da qualidade e produtividade das Caldeiras e dos Sistemas de Vapor, criando procedimentos de Especificações, Trabalho e Segurança, envolvendo também Estruturação e Implantação de Projetos de Centrais Geradoras de Energia, evoluções operacionais dos Equipamentos envolvidos, consciência ecológica e profundo respeito ao meio ambiente, entre outros”, afirma o eng° Luiz Cláudio, da Sinatub.

Mais informações: (16) 3911-1384, sinatub@sinatub.com.br ou www.sinatub.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram