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São Martinho apresenta lucro caixa de R$ 219,0 milhões na safra 2021/22

Moagem da companhia teve redução de 11,6% em relação ao volume processado na temporada anterior

A São Martinho divulgou os resultados do quarto trimestre da safra 2021/22, assim como os resultados gerais da safra nesta semana e informou que a produtividade, assim como o montante de ATR produzido, acabaram sendo reduzidos de maneira relevante na temporada. Sob esse contexto, o mix de produção foi ajustado, permitindo a conquista de bons resultados.

Assim, o EBITDA Ajustado da companhia somou R$ 770,8 milhões no 4T22, apresentando aumento de 35,6%, com margem EBITDA Ajustado de 51,9%. Em relação ao período acumulado da safra, o indicador resultou em R$ 3.141,9 milhões (+43,6%), representando uma margem de 54,5% – refletindo, principalmente, a evolução dos preços médios de comercialização do etanol e do açúcar.

O Lucro Líquido somou R$ 225,4 milhões no 4T22, superior em 8,7% ao 4T21, e no período acumulado totalizou R$ 1.480,9 milhões, aumento de 59,7%. Em relação ao Lucro Caixa, o indicador somou R$ 219,0 milhões no trimestre, representando uma redução de 4,2% sobre 4T21, e para todo o ano-safra R$ 1.528,6 milhões, resultado 53,4% superior aos 12 meses anteriores.

Outro indicador financeiro relevante, o Índice de Alavancagem da companhia encerrou a safra em 0,93x (Dívida Líquida/EBITDA Ajustado), em 31 de março de 2022 – resultado 25,1% menor em relação a 31 de março de 2021.

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No quarto trimestre da safra 2021/22, a receita líquida da São Martinho apresentou crescimento de 28,5% (frente a igual período de 2020/21) totalizando R$ 1.486,3 milhões, alavancado principalmente pelo maior preço médio de comercialização de etanol (+52,7%) e açúcar (+30,0%).

No período acumulado, a receita totalizou R$ 5.764,7 milhões, representando um crescimento 33,4% vis-à-vis 12M21. Na safra 2021/22, a receita líquida de açúcar somou R$ 2.346,7 milhões, uma evolução de 21,1%. Para o período acumulado da safra, a receita líquida apresentou crescimento de 47,2% frente ao mesmo período da safra anterior, totalizando R$ 2.990,5 milhões.

“Adicionalmente, em março/22 tínhamos aproximadamente 113,5 mil m³ de etanol em estoques que deverão ser convertidos em caixa ao longo dos próximos trimestres”, avisa a empresa.

A São Martinho comercializou no período acumulado da safra 1.127 mil CBIOs, com preço médio líquido de R$ 32,9/CBIO. Em 31 de março de 2022, a São Martinho possuía aproximadamente 249 mil CBIOs emitidos, porém ainda não comercializados.

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A receita líquida de comercialização de energia elétrica aumentou 14,8%, somando R$ 229,9 milhões, refletindo preço médio superior em 26,7% nos 12M22, devido, principalmente, o preço spot superior versus safra anterior. Já a receita líquida de comercialização de levedura totalizou R$ 46,4 milhões.

Na temporada, a São Martinho processou um total de 19,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, apresentando redução de 11,6% em relação ao volume processado no mesmo período da safra anterior. Segundo a empresa, a redução reflete, principalmente, a estiagem prolongada ocorrida no período e menor quantidade de dias de safra, em comparação a safra 2020/21. Considerando o crescimento de 0,7% no ATR médio (146,7 kg/ton), o total de ATR produzido na safra sofreu uma redução de 11,0%.

“Considerando nossas expectativas em relação ao volume de cana disponível para processamento ao longo da safra 2022/23, estimamos moagem total de aproximadamente 20,3 milhões de toneladas de cana, um aumento de 2%, em relação à safra 2021/22”, prevê a empresa.

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De acordo com a companhia, essa expectativa reflete, principalmente, os efeitos das condições climáticas ocorridas ao longo do período, especialmente neste início de ano, dado o baixo volume de chuvas, a menor intensidade de radiação solar e a queda relevante do ATR da cana em relação ao mesmo período da safra anterior, notadamente na região do estado de São Paulo – onde há maior concentração da disponibilidade de cana da empresa, assim como grande parte da concentração de açúcar disponível na região Centro-Sul.

“Para a safra 2022/23, acreditamos que a oferta de produto, em ATR equivalente, deverá ser limitada, e a definição de mix possivelmente mais dinâmica, considerando o contexto de mercado, pelo qual, buscaremos a melhor rentabilidade entre os produtos para a companhia”, afirma.

Quanto à expectativa de guidance de capex para a safra 2022/23, a empresa estima um aumento de aproximadamente 11,3% no capex de manutenção, somando cerca de R$ 1,8 bilhão, refletindo principalmente, os efeitos de variação de preços em insumos utilizados em nossas operações de plantio (renovação) e tratos culturais, assim como diesel no período.

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No caso do capex relacionado à melhoria operacional, a estimativa é de um total de R$ 234 milhões, cerca de 26,7% superior ao mesmo período da safra passada, refletindo principalmente investimentos relacionados ao fechamento de circuito de água da Usina São Martinho – que visa a redução da captação do uso de água no processo industrial – com parte da água residual sendo reutilizada para irrigação, favorecendo a fertilidade e desenvolvimento de parte dos canaviais, reposições de equipamentos agrícolas e industriais, além de outros projetos de montantes menores com TIR entre 20%-25%.

Em relação ao guidance de modernização/expansão para a 22/23, a usina prevê um montante de aproximadamente R$ 570 milhões, destinados principalmente para a planta de etanol de milho, em Goiás (~R$ 400 milhões) e a UTE relacionada ao leilão A-6, em 2019 (~R$ 150 milhões).

Dessa forma, o capex total investido pela companhia está estimado em aproximadamente R$ 2,6 bilhões, representando um aumento de 6,4% no período.

 

 

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