JornalCana

São Luiz é a primeira usina de açúcar a receber a APPCC

A usina São Luiz, de Ourinhos, recebeu ontem a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Trata-se de um sistema de gestão e garantia de qualidade, considerado um dos mais eficazes em produção de alimentos.

A certificação foi concedida pela Bureau Veritas Quality International (BQVI), empresa com presença em mais de 50 países. Segundo Cid Vieira, gerente de BQVI, apenas 100 companhias em todo o mundo receberam a APPCC ou HACPC (Hazard Analysis and Critical Control Points), como a certificação é conhecida internacionalmente.

Segundo Marlu Gomes Jóia, especialista em tecnologia industrial da CTC (Centro Tecnológico Copersucar), a São Luiz iniciou o processo de certificação no início de 2001. “O processo durou 18 meses”, afirma. Para Marlu, a usina está dando mais um passo para se tornar uma empresa de alimentos e não simplesmente uma produtora de açúcar.

Para Fernando Luiz Quagliato, presidente da usina São Luiz, o fato de a usina ser pioneira no mundo abre espaço para que muitas outras recebam a certificação.

Integrante da Copersucar, a São Luiz tem seguido os passos da cooperativa, que preza pelo diferencial do produto. De acordo com Hermelindo Ruete de Oliveira, vice-presidente da Copersucar, a São Luiz deu um passo maior ao adquirir essa certificação.

“A usina São Luiz sabe onde quer chegar”, afirma Marlu.

A empresa – com 25 mil hectares plantados e produção de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar – está entre as mais eficientes do Centro-Sul do Brasil.

Com a certificação, a usina abre as portas para o mercado externo, onde já tem acesso livre, porém, está melhor qualificada.

No Brasil, além da usinas, as empresas Resibrás e Agrícola Fraiburgo receberam a certificação. A usina também tem ISO 9000 e ISO 14000, também certificadas pela BQVI.

Produtora de açúcar e álcool e cogeradora de energia, a usina São Luiz também vai investir em matéria-prima para ração animal. A empresa está investindo R$ 1 milhão na construção de uma fábrica de levedura – matéria-prima utilizada pelas indústrias de ração animal. A nova fábrica entra em operação em maio de 2003, diz Fernando Luiz

Quagliato, presidente da usina.

A produção da levedura é feita a partir do resíduo do álcool, a vinhaça, que é descartada durante o processo de produção.

Muitas usinas utilizam a vinhaça para adubar os canaviais, afirma Quagliato. “A levedura é usada na composição da ração e é muito valorizada, sobretudo na composição de alimentos para camarão e peixes”, afirma o executivo.

A usina vai ter capacidade de produzir 15 mil quilos de levedura por dia. “Do total produzido por mês, metade será exportado”, diz Quagliato. O Japão é o principal mercado comprador.

O local da fábrica já foi escolhido e ficará nas próprias dependências da usina, em Ourinhos, informa João Carlos Rollim Vessoni, diretor industrial da São Luiz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram