JornalCana

São José da Estiva leva jovens para Europa

A Usina São José da Estiva anunciou na semana passada (15/7) os nomes dos 20 alunos que vão participar do intercâmbio cultural na Espanha em outubro, no projeto “Era Uma Vez…Europa”. O evento aconteceu em Novo Horizonte e reuniu cerca de 500 pessoas, entre diretores e colaboradores da Usina Estiva, representantes da Unica, diretores das entidades parceiras, autoridades das cidades participantes, além dos familiares dos alunos, professores, coordenadores e diretores das onze escolas que integraram o projeto.

Um dos momentos mais marcantes foram o lançamento de uma publicação e a noite de autógrafos, na coletânea dos 100 melhores textos do concurso de redação, realizado no encerramento da primeira etapa e classificatório para a fase seguinte para o “Era uma vez…Europa”. A obra será distribuída nas escolas da região e também da Espanha.

A lista dos vencedores contém onze alunos de Novo Horizonte, cinco de Itajobi, dois de Irapuã, um de Pongaí e um de Sales. A escolha dos alunos levou em conta o desempenho nas etapas de redação e capoeira, além do envolvimento no projeto, disciplina, comportamento e relacionamento na escola. O resultado surpreendeu alguns alunos, como Carolaine Ribeiro Santos de Oliveira, da Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso, que adorou a experiência, mas afirma que não esperava estar na lista dos 20. “A Usina Estiva sempre nos incentiva e tenho certeza de que este projeto mudou e vai mudar a vida de muitos jovens, como mudou a minha”, ressalta.

O projeto “Era Uma Vez… Europa” foi proposto pela Origem Produções, que já foi parceira da Estiva em outras ações educacionais, como o “Consertos e Concertos”, realizado em 2010 com escolas de Novo Horizonte.

Para os diretores da Estiva, Sandro Cabrera e Roberto Biasi, a noite foi marcante. “A gente fica muito emocionado, são crianças que vêm lutando há algum tempo para alcançar este objetivo. Infelizmente são apenas 20, mas acredito que os demais vão levar para a vida toda a experiência vivida até aqui, que certamente vai prepará-los para o futuro”, lembra Biasi.

A Usina Estiva sorteou presentes, dez bicicletas e quatro netbooks entre os alunos que não foram contemplados com a viagem. “Foi legal, foi divertido, ganhei um relógio, medalha e amigos”, diz Jean Pierre Marri de Oliveira, aluno da Escola Hebe de Almeida Leite Cardoso.

Sandra Maria Marchi, professora da Escola Inspetora Maria Aparecida Neli, de Itajobi, explica que o jovem trabalha melhor quando é desafiado, e este projeto foi um desafio, tanto para eles quanto pra ela. “Nós caminhamos juntos, trabalhamos juntos e é disso que o jovem precisa. Foi algo diferente que aconteceu dentro da escola. Adorei e estou pronta para outros que aparecerem”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram