JornalCana

São Fernando adquire duas turbinas para projeto diferenciado

Em 2008 e em 2010, a Usina São Fernando, de Dourados (MS) adquiriu duas turbinas para vapor de alta pressão para cogeração de energia. Segundo Paulo Escobar, superintendente da unidade, a usina procurou a TGM porque a empresa tem uma imagem forte no mercado, nas áreas de pós venda, de assistência técnica e também nos equipamentos fornecidos, além de ser uma indústria nacional.

O superintendente diz estar feliz com a compra dos dois modelos de turbinas adquiridos de 50MW cada: a BT 50 de contra pressão para operação de vapor de 100 bar de pressão e a turbina CTE 50 de condensação, também para operação de 100 bar de pressão de vapor e que vai entrar em operação em julho. “Foram as primeiras no Brasil a operar no mercado com esse nível de pressão. O equipamento tem funcionado muito bem”, comenta.

De acordo com ele, a unidade já foi idealizada para gerar energia com equipamentos de última geração e totalmente eletrificada. “O projeto dessa planta é diferenciado de outras do setor porque nasceu para gerar energia, por isso temos um rendimento energético também diferenciado”, afirma.

Prova disso é que a São Fernando, tem um dos índices mais altos de venda de energia por tonelada de cana do setor sucroenergético, que é de 85 KW/h por tonelada, contra a média de 32 KW/h por tonelada de cana das usinas que cogeram. “Claro que esse índice foi conquistado por um conjunto de fatores como moendas de 100” com acionamentos elétricos com redutores planetários rolo-a-rolo, sistema de evaporação multicalandras, caldeiras de alta pressão, entre outros. Hoje 20% do faturamento da empresa é proveniente da energia elétrica”, diz.

Leia matéria completa na Revista Energia Mundo 19.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram