fbpx

São Domingos aposta em ferramenta de inteligência artificial para bater recorde agrícola

Quem conta os detalhes é Ariel Souza, gerente de T.I.

São Domingos aposta na inteligência artificial para bater recordes no campo

A transformação digital vem contribuindo para que a Usina São Domingos bata diversos recordes de produção e agora a unidade aposta em uma ferramenta de inteligência artificial para bater recorde agrícola. Antes de conferir qual é a ferramenta, vamos aos números. Na safra 19/20, considerada até então a maior de sua história, foram moídas cerca de 2,4 milhões de toneladas de cana. Na 20/21, novo recorde histórico deve foi alcançado. Foram esmagadas 2,7 milhões de toneladas, equivalente a um aumento de 17% em relação ao ciclo anterior. Além disso, a usina produziu 4,6 milhões de sacas de açúcar (50kg), 79 milhões de litros de etanol e exportando 23 mil MWH de energia cogerada — com 91% de eficiência industrial.

DESTAQUE > Usina São Domingos investe em tecnologia

Voltamos, agora, ao fato de que a inteligência artificial e os sistemas inteligentes estão maximizando a performance das operações agroindustriais da Usina São Domingos. Com mais de 68 anos de história, a unidade produtora é uma das pioneiras no uso de tecnologias decidiu nos últimos dois anos incorporar o conceito de maximização através de sistemas inteligentes como parte da sua missão. De modo que a usina quer tornar-se referência no uso de tecnologia e, neste momento, focando em suas operações agrícolas.

LEIA MAIS > Usina São Domingos realiza primeira emissão de CRA

A usina possui um B.I. com todas as informações do campo, graças ao sistema de cobertura — 95% em 4g e 5% usando um sistema que complementa o sinal — que permite obter as informações de telemetria. Por meio desses dele é possível tomar decisões a partir dos diagnósticos, em nuvem, vindos das leituras. O objetivo das informações é conduzir a São Domingos a alcançar novos recordes. Para isso continua investindo pesado na transformação digital. Primeiramente na área agrícola, através de computadores de bordo e em transponders.

“Pensando em desafiar nossas métricas de business intelligence decidimos buscar tecnologias eficientes para nos auxiliar nesse desafio. Principalmente em relação a integração de sistemas. Nessa busca surgiu a AxiAgro. Uma solução de tecnologia e inteligência que extrai a máxima performance das operações agrícolas — equipamentos e equipes.”, informa Ariel Souza, gerente de T.I da companhia. 

Ele explica que a ferramenta de inteligência artificial e telemetria esta interligada nos computadores de bordo das máquinas agrícolas, nos dando informação de registro e alertas em tempo real. No vídeo abaixo, Souza oferece detalhes precisos da utilização da ferramenta.

A ferramenta tem diferenciais significativos. Ela possui uma tecnologia evolutiva e personalizada, com hardware, software e inteligência artificial aderentes às crescentes demandas das usinas. Além disso, possui alta conectividade, fazendo uma integração completa entre sensores, redes CAN, devices, estações meteorológicas e sistemas. Outro fator preponderante é que é uma tecnologia competitiva, ou seja, tem baixo custo e consumo de recursos e comunicação. Abaixo há um outro vídeo exemplificando detalhes na operação de uma máquina agrícola. Veja:

Nota-se também a relevância da ferramenta dada sua capacidade de otimizar o controle e as decisões que precisam ser tomadas no campo, o fato dela consolidar informações em tempo real, reduzir as fraudes e aumentar a produtividade das máquinas e equipes. é possível saber mais sobre a Axiagro através do site: www.axiagro.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

sete + dezenove =

X