JornalCana

São Domingos aposta em ferramenta de inteligência artificial para bater recorde agrícola

Quem conta os detalhes é Ariel Souza, gerente de T.I.

São Domingos aposta na inteligência artificial para bater recordes no campo

A transformação digital vem contribuindo para que a Usina São Domingos bata diversos recordes de produção e agora a unidade aposta em uma ferramenta de inteligência artificial para bater recorde agrícola. Antes de conferir qual é a ferramenta, vamos aos números. Na safra 19/20, considerada até então a maior de sua história, foram moídas cerca de 2,4 milhões de toneladas de cana. Na 20/21, novo recorde histórico deve foi alcançado. Foram esmagadas 2,7 milhões de toneladas, equivalente a um aumento de 17% em relação ao ciclo anterior. Além disso, a usina produziu 4,6 milhões de sacas de açúcar (50kg), 79 milhões de litros de etanol e exportando 23 mil MWH de energia cogerada — com 91% de eficiência industrial.

DESTAQUE > Usina São Domingos investe em tecnologia

Voltamos, agora, ao fato de que a inteligência artificial e os sistemas inteligentes estão maximizando a performance das operações agroindustriais da Usina São Domingos. Com mais de 68 anos de história, a unidade produtora é uma das pioneiras no uso de tecnologias decidiu nos últimos dois anos incorporar o conceito de maximização através de sistemas inteligentes como parte da sua missão.

LEIA MAIS > Usina São Domingos realiza primeira emissão de CRA

E, neste momento, a usina também torna−se referência no uso de tecnologia em suas operações agrícolas. A usina implantou um completo sistema de otimização de sua frota de tratores, colhedoras e transbordos, instalados com computadores de bordo inteligentes e celulares conectados com a central de inteligência agrícola e interface de B.I., através dos quais cada nível da empresa consegue tomar ações em tempo real para melhorias das operações.

Os operadores são apoiados no trabalho pelas indicações fornecidas pela “voz” do aplicativo, mesmo estando em área sem cobertura de comunicação; os líderes monitoram e tomam ações em tempo real, a partir das informações que chegam do campo, graças ao sistema de cobertura — 95% em 4g e 5% usando um sistema que complementa o sinal -; e gestores e executivos tomam decisões estratégicas a partir das diversas visões fornecidas por um poderoso B.I., nas nuvens.

O objetivo das informações é conduzir a São Domingos a alcançar novos recordes. Para isso continua investindo pesado na transformação digital. Primeiramente na área agrícola, através de computadores de bordo e em transponders.

“Pensando em desafiar nossas métricas de business intelligence decidimos buscar tecnologias eficientes para nos auxiliar nesse desafio. Principalmente em relação a integração de sistemas. Nessa busca surgiu a AxiAgro. Uma solução de tecnologia e inteligência que extrai a máxima performance das operações agrícolas — equipamentos e equipes.”, informa Ariel Souza, gerente de T.I da companhia. 

Ele explica que a ferramenta de inteligência artificial e telemetria esta interligada nos computadores de bordo das máquinas agrícolas, nos dando informação de registro e alertas em tempo real. No vídeo abaixo, Souza oferece detalhes precisos da utilização da ferramenta.

A ferramenta tem diferenciais significativos. Ela possui uma tecnologia evolutiva e personalizada, com hardware, software e inteligência artificial aderentes às crescentes demandas das usinas. Além disso, possui alta conectividade, fazendo uma integração completa entre sensores, redes CAN, devices, estações meteorológicas e sistemas. Outro fator preponderante é que é uma tecnologia competitiva, ou seja, tem baixo custo e consumo de recursos e comunicação. Abaixo há um outro vídeo exemplificando detalhes na operação de uma máquina agrícola. Veja:

Nota-se também a relevância da ferramenta dada sua capacidade de otimizar o controle e as decisões que precisam ser tomadas no campo, o fato dela consolidar informações em tempo real, reduzir as fraudes e aumentar a produtividade das máquinas e equipes. é possível saber mais sobre a Axiagro através do site: www.axiagro.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram