JornalCana

Santa Elisa abrirá capital em 2007

A Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), está planejando abrir seu capital a partir de 2007 para financiar a expansão do grupo no país. Na semana passada, a companhia anunciou investimento de R$ 860 milhões na construção de duas novas usinas de açúcar e álcool na região do Triângulo Mineiro, conforme antecipou o Valor.

Segundo Anselmo Lopes Rodrigues, diretor-superintendente da Santa Elisa, ainda não há um banco mandatário para dar início ao processo de oferta pública de ações (IPO, em inglês), mas os estudos estão avançados.

Neste momento, o grupo está criando uma holding, a Companhia Nacional de Açúcar e Álcool, que deverá controlar os novos projetos de usinas da companhia que serão construídos em Minas.

A abertura de capital facilitará a captação de recursos para a empresa financiar sua expansão. No último dia 14, a companhia assinou protocolo de intenção do empreendimento na Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais para a construção de duas unidades produtoras nas cidades de Ituiutaba e Campina Verde, localizadas no Triângulo Mineiro, região considerada nova fronteira agrícola para cana no Estado.

Essas duas novas unidades, que deverão entrar em operação a partir da safra 2008/09, deverão produzir inicialmente álcool. Mas o projeto prevê a produção de energia a partir do bagaço da cana, em uma segunda etapa. A expectativa é de que cada unidade processe 2,5 milhões de toneladas de cana por safra.

Paralelamente ao projeto de abertura de capital da empresa, a companhia negocia parceria com fundos de investimentos para dar prosseguimento a seu processo de expansão. O nome do fundo é mantido em sigilo. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) deverá ser o agente financiador das duas novas usinas do grupo nesta primeira fase do projeto. “A abertura de capital é uma segunda etapa, que deverá ser concluída no próximo ano”, disse Henrique Gomes, diretor de administração da Santa Elisa.

Além das duas usinas em Minas, o projeto de expansão do grupo inclui a construção de outras duas usinas no mesmo Estado, mas o local não foi definido.

Com perfil expansionista, a Cia. Energética Santa Elisa iniciou em 2004 um processo de reestruturação acionária e financeira do grupo. Controlada por André Biagi, que preside o conselho de administração da companhia, a Santa Elisa , que processa cerca de 6,5 milhões de toneladas de cana, também se estruturou para alongar suas dívidas de curto prazo. Entre os negócios do grupo estão, ainda, duas indústrias de base, com ênfase no setor sucroalcooleiro – a Sermatec e a Renk-Zanini. A companhia era presidida até o fim de 2004 pelo empresário Maurílio Biagi Filho.

Com faturamento de R$ 630 milhões na safra 2005/06, encerrada em abril último, a companhia inaugura no próximo mês sua segunda usina produtora de açúcar e álcool, a Continental, na cidade de Barretos (SP). Essa unidade tem capacidade para processar 2 milhões de toneladas de cana por safra. Mas neste primeiro ano de operação deverá moer cerca de 350 mil toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram