JornalCana

Saiba quanto custaram os primeiros 100 Cbios negociados da história

Os créditos foram oferecidos pela Adecoagro

Os cem primeiros Créditos de Descarbonização (CBIOs) negociados da história foram comercializados dia 12 de junho. Quem adquiriu foi a Datagro Conferences — unidade de Conferências da Consultoria Datagro. Os CBIOs foram negociados com a intermediação da SUCDEN, tradicional trading internacional de commodities.

Os primeiros 100 CBIOs da história foram adquiridos pelo valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) cada um, valor que equivale a aproximadamente 10 dólares por CBIO, ou tonelada de carbono. Na Califórnia, esta semana cada tonelada de carbono relacionada ao programa Low Carbon Fuels Standard foi negociada pelo valor de 212 dólares.

Os créditos de descarbonização foram oferecidos pela Adecoagro, produtora de etanol com usinas localizadas nos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, e escriturados pelo Banco Santander.

CBIOs serão utilizados para neutralizar as emissões de carbono relacionadas aos eventos da consultoria

De acordo Luiz Felipe Nastari, diretor da Datagro Conferences, os CBIOs serão utilizados para neutralizar as emissões de carbono relacionadas aos eventos da Datagro deste ano de 2020. “Estamos muito felizes em contar com um instrumento moderno como os CBIOs para neutralizar as emissões relacionadas aos nossos eventos, pois estimulam o aumento de eficiência energética e ambiental, e não só irão ajudar a limpar o planeta, mas também a reduzir o preço do combustível para o consumidor”.

Confiança no Renovabio

Para a SUCDEN, que intermediou a compra dos primeiros CBIOs da história, esse é também motivo de comemoração. Segundo Jeremy Austin, presidente da empresa no Brasil, “este primeiro trading de CBIO tem um significado muito grande para o grupo pois, além de compactuar com nossas políticas socioambientais, afirma nossa confiança na política do RenovaBio e no etanol. A SUCDEN confirma com este primeiro passo, seus objetivos em participar ativamente no mercado de CBIOs”.

Brasil tem cerca de 200 produtores de biocombustíveis certificados

O RenovaBio foi aprovado na forma da Lei 13.576 de 2017, e regulamentado através de vários decretos federais, e resoluções da ANP. Atualmente, cerca de 200 produtores de biocombustíveis estão certificados e autorizados pela ANP a emitir e oferecer CBIOs ao mercado. Pelas regras do programa, as companhias distribuidoras de combustíveis deverão adquirir CBIOs para compensar as emissões relacionadas a suas vendas de combustíveis fósseis, em atendimento da meta nacional de descarbonização.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram