JornalCana

Saiba quanto açúcar a Rumo ALL transportou em 2015

Após nove meses de fusão, a Rumo ALL informou ao mercado seu desempenho financeiro em 2015. Ano no qual foi observado aumento de  4,5% no volume total transportado pelo modal ferroviário, motivado principalmente pelo crescimento de 10% da movimentação de produtos agrícolas.

Foram elevadas no Porto de Santos (SP) 11,7 milhões de toneladas, resultado 5,1% superior a 2014, reflexo da participação de grãos em complemento aos volumes de açúcar.

No total, a Rumo ALL em 2015 movimentou cerca de 4,13 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) de açúcar, resultado emitido em proforma, pois o processo de fusão da Rumo com a ALL ocorreu durante o ano passado.

O desempenho no quarto trimestre de 2015 para a commodity foi ligeiramente positivo, no período foram elevadas 1,22 bilhões de TKU, 4,2% em relação ao combinado das duas companhias em igual período de 2014.

Abaixo, acompanhe a destinação deste montante de açúcar pela companhia:

A companhia divide suas unidades de negócio em três operações:

  • Norte – Malha Norte, Malha Paulista e Operação Portuária em Santos
  • Sul – Malha Oeste e Malha Sul
  • Contêineres – Operação de contêineres, incluindo a Brado Logística, nesta são descritos apenas o total destes nos processos logísticos, assim será excluída da análise.

Norte

No 4T15 foram transportados  8,2 bilhões de TKU, crescimento de 20,2% em relação ao 4T14. A elevada movimentação de produtos agrícolas foi base para este comportamento.

Embora a participação do açúcar tenha crescido 10,4% no período [saltando de 435 para 480 milhões de TKU] houve enfraquecimento de mercado neste segmente, preenchido pelo fortalecimento do mercado de milho.

No total foram elevados 1,82 bilhões de TKU de açúcar no proforma pela companhia em 2015, redução de 9,2% em relação a 2014. Segundo a Rumo ALL os volumes desta commodity foram postergados devido as condições de mercado.

Acompanhe descritivo completo:

OperacaoNorteRumo

Sul

Foram transportados cerca de 3,4 bilhões de TKU no 4T15, redução de 8,9% em relação ao 4T14. A presença de chuvas no final do ano atrasaram diversas operação logísticas e levaram a perda de produtividade nos terminais portuários e no interior.

Mesmo com este impacto, houve aumento no volume de produtos agrícolas, sustentado pelo transporte de soja e milho , superiores em relação ao 4T14 na proporção  74,1% e 12,5%, respectivamente.

O Açúcar apresentou discreto crescimento de 0,6% no trimestre, totalizando 733 milhões de TKU. No proforma de 2015 foram transportados 2,3 bilhões de TKU, queda de 2,9% no comparativo anual.OperacaoSulRumo

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram