JornalCana

Saiba quais são os desafios da safra da região Norte/Nordeste

Lideranças falaram sobre moagem e dinâmica de preços, entre outros

Aspectos importantes da safra no Nordeste foram apresentados nesta quarta-feira (7), durante o Encontro de Lideranças – “A safra e os desafios da região Norte/Nordeste realizado pelo JornalCana.

No evento online, mediado por Josias Messias, jornalista e diretor da Procana, os líderes revelaram números da produção de safra 20/21 e sinalizaram os principais obstáculos para a nova temporada, entre eles, o impacto do déficit hídrico e da pandemia.

Lima, da Feplana

Alexandre Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) alertou que os custos para a produção da cana na próxima safra deverão ser mais altos do que na temporada atual. “O dólar ajudou elevando os preços do açúcar, mas aumentou demais e será um desafio para a próxima safra”, avaliou. Como exemplo, Lima citou os insumos dolarizados, como os fertilizantes, que estão com preços altos, além disso, há escassez da matéria-prima para fabricação dos produtos, o que atrapalha o planejamento agrícola das usinas e produtores. 

LEIA MAIS > Usinas da Paraíba entregam cestas básicas para famílias carentes 
Barbosa, do Sindalcool

Edmundo Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB), contou que houve redução na moagem na safra atual em relação à temporada anterior e existe a preocupação em relação à queda ainda maior na produção também para a temporada 21/22.

Segundo Barbosa, a Paraíba fecha a safra moendo 5,8 milhões de toneladas de cana contra 6,2 milhões toneladas do que no ciclo passado. A produção de etanol caiu 6%, já o açúcar cresceu 2%, inclusive cresceu a exportação do alimento, de 8,6 mil toneladas para 14 mil toneladas na safra atual.

Pedro Robério Pedro Robério, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar/AL) comentou sobre os desafios enfrentados com a pandemia e sobre o fim das cotas de importação isentas de tarifa do etanol, que seriam prejudiciais à região caso tivessem sido renovadas.

Robério, do Sindaçucar/AL

Robério divulgou que, apesar de esperarem processar 18 milhões de toneladas de cana, o Estado alagoano fechará a safra com volume próximo a 17 milhões de toneladas, o que já é bem mais do que foi processado no ciclo anterior. “Há 3 anos, fizemos 13 milhões de toneladas de cana e tivemos duas safras com produção de 16 milhões de toneladas. O volume processado agora é maior e tem performance financeira melhor do que a safra passada”, disse.

Renato Cunha, presidente-executivo da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) destacou o impacto da conjuntura climática sobre os canaviais.

Cunha, da NovaBio e do Sindaçúcar-PE

“A precificação pluvial no Nordeste é fundamental e é isso que norteia os níveis de produção e a safra atual deve encerrar com 52 milhões de toneladas”, disse, lembrando que irrigação é ferramenta usada na região, mas é um mecanismo muito mais acessível para grandes fornecedores de cana e para usinas, sendo que uma considerável massa que produz não tem acesso à tecnologia.

Para assistir o webinar completo clique AQUI!

Patrocínio:

AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br

GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram