Cinco dos principais líderes sindicais do setor sucroenergético foram reunidos para debater questões sobre o atual momento e as perspectivas para os próximos meses. O encontro foi ao vivo e online durante o Webinar JornaCana – Encontro de Lideranças que aconteceu, quarta-feira, 1º de julho, às 18h30.
Compuseram a grade o presidente do Sifaeg e do Fórum Nacional Sucroenergético, André Luiz Baptista Lins Rocha; o presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi; o diretor executivo do Sindácol-MT, Jorge dos Santos; o presidente executivo da Novabio e do Sindaçúcar-PE, Renato Augusto Pontes Cunha e o presidente do Siamig, Mário Campos Filho. Quem moderou o debate foi o jornalista e presidente da ProCana Brasil, Josias Messias.
Em pauta, cinco pontos principais foram debatidos em busca da proposição de caminhos e soluções favoráveis ao setor sucroenergético. São eles:
1 – Pandemia da Covid-19 e os benefícios do etanol
Uma das potenciais prioridades para o mundo pós Covid-19 será o combater à poluição do ar. Nesse aspecto o etanol pode ser um dos principais aliados graças a sua sustentabilidade. Os líderes vão discorrer sobre esse tema e apresentar como o setor lida com a pandemia em suas respectivas regiões.
2 – Renovabio / Taxação dos Cbios
Os desdobramentos da Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, e seus objetivos também virão a lume na discussão. Dentre os questionamentos está como o setor pode assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis
3 – Importações de Etanol
As relações de importação de etanol entre Brasil e Estados Unidos, as políticas e o volume de exportação do biocombustível também serão debatidos pelos líderes sindicais.
4 – Abertura de novos mercados etanol
As pressões e acordos ambientais que visam à redução dos gases de efeito estufa ampliam as portas para o etanol brasileiro nos mercados tanto interno quanto externo. Os líderes irão traçar os caminhos para essa abertura de mercado.
5 – Desenvolvimento regional
O andamento e os números de produção de safra nas diferentes regiões do Brasil também serão debatidos no evento online. Mais do que apresentar números, os líderes tratarão sobre as formas de desenvolver o setor em cada região. Políticas, questões logísticas e aumento vertical da produção estão relacionados entre outras questões pertinentesque serão colocadas para discussão.
Debate ao vivo e gratuito. Assista:
O evento foi um oferecimento de:
- S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.
- Telog – Integrador logístico com grande expertise na cadeia de suprimentos da agroindústria nacional.
- Pró-Usinas, uma empresa do Grupo ProCana focada em trazer tecnologia que gera resultados para as usinas.