Estimativas apontam que as usinas de cana devem reduzir a produção de açúcar para focar no etanol, provavelmente para atender à crescente demanda, em meio a altos preços do biocombustível no país.
LEIA MAIS > Produção de açúcar cai 3,254 milhões de toneladas na safra 21/22
Consultorias, inclusive, informam que no momento, as vendas do etanol anidro estão oferecendo maior retorno do que do açúcar doméstico e para exportação.
LEIA MAIS > Falta de matéria-prima reduzirá produção de açúcar na safra 2021/22
Além disso, as estimativas de que a quebra na produção de cana seja maior do que se previra anteriormente, além de um ATR aquém do esperado, tem sido motivo de preocupação para para a produção de açúcar.
LEIA MAIS > Mesmo com ofertas restritas, preço do açúcar segue em alta
Isso se deve por que, com o Centro-Sul praticamente fixado para a temporada atual, algumas usinas temem não ter cana de qualidade suficiente para atender a demanda de ATR que seus compromissos assumidos em volumes de açúcar exigem.
Fora as dificuldades na produção de açúcar, há outros fatores que compõem o cenário de desafios para a safra de cana 21/22, como por exemplo, a queda na produção de cana-de-açúcar, a redução do TCH e a má qualidade da matéria-prima com os ponteiros.
Diretores de usinas falam sobre esse e outros desafios da safra de cana 21/22
Para debater sobre os desafios e também sobre as soluções encontradas pelas usinas na safra 21/22, na próxima quarta-feira, 2/6, às 19h, acontece a 1a sessão do Webinar JornalCana com o tema: Custos, Perdas e Gestão Agroindustrial – Os desafios da safra 21/22.
O evento online, mediado pelo jornalista Josias Messias, terá as presenças de:
Denis Arroyo, diretor executivo da Orplana
Guilherme Leira, diretor da Support Engenharia
Luiz Antonio Magazoni, diretor industrial da Usina São Domingos
Luiz Paulo Sant’Anna, diretor geral da Cevasa
Inscreva-se já para assistir ao vivo e gratuitamente: jornalcana.com.br/webinar
Patrocínio:
AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br
GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!
S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br