Usinas

Saiba como dobrar a produção de energia elétrica cogerada

Quem revela são os gerentes das usinas Bp Bunge Bioenergia, Cerradinho Bio e Goiasa

140 usinas têm potencial para exportar energia para o SIN
140 usinas têm potencial para exportar energia para o SIN

Aumentar a produção de energia elétrica cogerada está no planejamento estratégico de boa parte das usinas de cana. Há uma boa justificativa para isso: aumentar o lucro. Informações da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) corroboram a afirmação.  De acordo com a associação a capacidade instalada atual gira em torno de 11,5 mil megawatts. Adicionando que das mais de 300 usinas operacionais, mais da metade não exporta, apenas cogera para uso próprio, existe um significativo potencial represado.

DESTAQUE > 8 usinas que aumentaram sua eficiência energética sem grandes investimentos

“Numa simulação tomando usinas médias (2 milhões de toneladas de moagem, aproximadamente), poderia ser gerado até 100 mil gigawatt/hora. E com o RenovaBio, cuja meta é acrescer mais 200 milhões/t de cana à produção atual (600 a 650 milhões/t), aumenta mais o potencial”, informa a direção da Cogen.

Mas como ampliar – e até dobrar – a produção de energia elétrica cogerada?

A Cerradinho Bio é o um benchmarking adequado no quesito cogeração. Na safra 2019/20, por exemplo, a companhia dobrou sua produção em 50% mais. Igor Henrique de Carvalho, supervisor de cogeracão de energia explica. “As estratégias para aumento de produção de energia elétrica estão associados à gestão do projeto e a gestão de processos. Pode-se produzir 50% mais de energia elétrica, com estas estratégias somadas”.

LEIA MAIS > Gerentes industriais mostram como lucrar mais com a cogeração

Já com relação ao lucro, o gerente industrial da Cerradinho Bio, Walter Di Mastrogirolamo, também comenta sobre às expectativas de lucro financeiro com aumento de energia elétrica. “Existem também estratégias diferentes nas negociações de energia. Estratégias conservadoras podem incrementar a receita bruta em 10%”

SAIBA MAIS > Saiba como 3 usinas de cana tornaram-se modelo de balanço energético

Outros bons exemplos de aumento na produção da energia elétrica, que passam pela Otimização na Geração de Vapor & Caldeiras vem das usinas BP Bunge Energia, que na safra passada exportou mais de 1.200 GWh de energia para a rede elétrica brasileira. Assim como a Goiasa, aumentou há duas safras a exportação de eletricidade em 4,95 quilowatts (kW) por tonelada de cana. Esse aumento de geração foi possível com o emprego de vapor economizado por conta da aplicação do S-PAA. Levando em conta uma moagem média de 557,94 toneladas de cana por hora no período, a Goiasa ganhou 2,76 megawatts (MW) por hora na exportação. E os números vem aumentando.

E como essas usinas conseguiram esses resultados?

O painel Otimização na Geração de Vapor & Caldeiras da 1ª Maratona SINATUB – Caldeiras, Vapor e Energia reuniu os três gerentes dessas usinas e dois especialistas para mostrar como aumentar significativamente a produção de energia elétrica.

Assista o vídeo:

Patrocínio:
  • Buckman – Especialidades químicas com sustentabilidade, agora associadas à soluções digitais integradas
  • Dedini – 100 anos!
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • Nalco Water – Torres de Resfriamento: Obtenha lucros com um tratamento de alta performance da Nalco Water
  •  S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas. Saiba mais no site www.usina40.com.br
  • UTIS – Revolucionária Tecnologia de Otimização da Combustão, que proporciona incremento de até 30% na produção de vapor nas caldeiras a biomassa
Banner Revistas Mobile