JornalCana

Saiba como a transformação digital vem puxando a produtividade dos canaviais

Webinar do JornalCana debate o tema nesta quarta-feira (27)         

A adoção de tecnologia no campo visando aumentar a produtividade e longevidade do canavial é um recurso, cada vez mais, usado pelas usinas e produtores na busca pela cana 4.0. Neste sentido, se destaca o uso da inteligência artificial em projetos que contribuem para a eficiência das ações, automação de processos agrícolas, georreferenciamento, assim como, possibilitam um benchmarking interno e uma melhor integração entre as áreas agrícola e a indústria.

Para debater este tema, o JornalCana reúne nesta quarta-feira (27), às 19h, quatro cases que mostrarão quais as inovações que têm garantido a alta performance agrícola. Com moderação de Josias Messias, diretor da Procana, o webinar “Cana 4.0 – A Transformação Digital Puxando a Produtividade & Sustentabilidade Agrícola” contará com a participação de Almir Torcado, gestor corporativo da Canaoeste; André Margoto, gerente Executivo de Planejamento Integrado da Tereos; Gustavo Federici, Coordenador de Controle Agrícola na Usina São Domingo e Johann Coelho, CTO & Founder da BemAgro.

Gustavo Federici

Gustavo Federici, coordenador de controle agrícola na Usina São Domingos, mostrará que a companhia escolheu desenvolver internamente uma ferramenta de tecnologia de última geração, que resultou em soluções “tops” com 1/3 dos recursos outrora demandados pelas tecnologias disponíveis no mercado.

De acordo com Federici, entre os resultados positivos, podem ser destacados o aumento de 6,37% na disponibilidade mecânica das colhedoras. A redução de 32% nas horas paradas das colhedoras em 2020, em comparação a 2019 e redução do tempo de reação entre encontrar uma falha até decisão da gestão de 3 dias para menos de 30 segundos e redução no consumo de combustíveis.

LEIA MAIS > Reorganização societária da Cosan é aprovada
Johann Coelho

“Apesar de não termos medições quantitativas, obtivemos um Saving de 1000k na conta de combustíveis e lubrificantes, fazendo praticamente as mesmas atividades que no orçamento anterior”, contou. Além disso, reforçou que ocorreu ganhos subjetivos de qualidade e confiabilidade nos apontamentos.

O coordenador ressaltou ainda que os principais pontos para o sucesso resultaram de muito planejamento e sinergia entre diretoria com recursos, T.I com tecnologia e agrícola com testes e gestão dos projetos. “Além de muito planejamento, também foi necessário a quebra de muitos paradigmas, convencimento dos líderes e colaboradores, muitos treinamentos em sala de aula e em campo”, reforça.

LEIA MAIS > Déficit global de açúcar de 3,3 milhões de toneladas na safra 20/21
André Margoto

André Margoto, gerente executivo de Planejamento Integrado da Tereos, mostrará que a companhia tem como um dos pilares, a tecnologia digital. “O uso de ciência de dados para o aumento da produtividade agrícola é crescente. Apresentarei no webinar temas como disponibilidade e qualidade de dados, além dos seus usos para descrição de eventos ocorridos, diagnóstico de motivos, predição de tendências e prescrição de ações”, disse.

Johann Coelho, CTO & Founder da BemAgro, debaterá sobre a utilização do processamento digital de imagens com aplicação de inteligência artificial para tomadas de decisões mais assertivas, promovendo a redução do índice de falhas de plantio e consequentemente a longevidade do canavial.

LEIA MAIS > Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis
Almir Torcato

Almir Torcato, da Canaoste, destacará os projetos que a associação investe, com o objetivo de levar mais oportunidades aos associados. “Em muitos casos, a tecnologia para os produtores independentes parece algo distante. Oferecemos a possiblidade de democratizar e trazer acessibilidade às inovações. Com o nosso suporte, agimos como facilitadores para que os produtores possam ter acesso, bem como, colher frutos”, afirmou. Porém, ressaltou que a região de atuação da Canaoeste tem fornecedores bastante tradicionais, que estão em fase de transição para aceitarem e implantarem as novas tecnologias.

Interessados em saber um pouco mais sobre as tecnologias usadas e seus resultados podem acompanhar o webinar ao vivo. As inscrições podem ser feitas no link www.jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio:

  • AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br
  • GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina!
    A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, que automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • HRC —  Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Confira o webinar completo:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram