fbpx

Saiba como a São Domingos converge a GRC em rentabilidade financeira

Juliano Ficher, diretor administrativo e financeiro explica

Na São Domingos as práticas de GRC convergem em rentabilidade financeira

Vimos que o GRC (Governança, Risco e Compliance) é uma prática que integra e aperfeiçoa os processos de uma usina de cana. Ao mesmo tempo que, através deles, é possível criar uma cultura corporativa onde os colaboradores estão engajados com os objetivos da companhia. Dentre essas metas elencamos, por exemplo: a redução de custos, redução de desperdício e aumento de produtividade.

SAIBA MAIS > 4 passos para garantir rentabilidade à usina através de GRC

Todavia, é necessário avaliar que para a sobrevivência da usina é preciso sustentar sua competitividade. Ainda mais em tempos críticos, como os de agora, devido aos desafios da safra somados à Covid-19. Portanto, é fundamental que a prática do GRC venha convergir em rentabilidade comercial e financeira.

É sob essa premissa que a Usina São Domingos desenvolve sua estratégia para garantir rentabilidade financeira nessa e nas próximas safras. A unidade produtora tem crescido exponencialmente atingindo recordes de produção diária. Um deles foi na exportação de energia, com 122 Mwh, e o outro na produção de açúcar, com 29.123 sacas de 50kg. Os recordes anteriores foram de 120 Mwh e 29.047 sacas, respectivamente.

“Isso é resultado das mudanças nos processos; em bons investimentos na indústria; em geração de energia em larga escala e no retorno de nossos investimentos no curto prazo”, afirma Juliano Ficher, diretor administrativo e financeiro da unidade produtora que explica mais sobre a busca de obter rentabilidade financeira através dos conceitos aplicados através do GRC. Confira a seguir como a Visão de futuro da usina, impacta seus resultados no presente.

Maximização e otimização

De acordo com Ficher um dos primeiros passos para convergir o GRC em um panorama financeiro de alta rentabilidade passa por entender o processo e suas limitações. Bem como, o conhecimento das Máquinas, Equipamentos e Outros Bens (M&EQ) deve ser profundo. Ou seja – afirma Ficher – é preciso entender a capacidade de produção. Somado a isso é importante contar com as pessoas certas e contribuir com suas qualificações enxergando seus pontos fracos. Isso para que sejam corrigidos.

Desengargalamento

O diretor administrativo e financeiro da Usina São Domingos, ressalta também a importância do desengargalamento. Processo que – segundo ele – deve ser feito imediatamente após identificar as limitações e necessidades de M&EQ e de seus times de colaboradores. “Eliminar as restrições irá gerar um crescimento orgânico para a usina. Permitindo alterar o mix de produção com maior facilidade quando for necessário. Assim como, é possível ser mais assertivo nos investimento e obter retorno rápido”, explica.

Ruptura

Logo depois de eliminar os gargalos o gestor deve buscar uma ruptura em seus processos. Isso passa por fazer auto investimento. “Na São Domingos, poderá haver: troca de caldeira; difusor; moenda e a implantação de uma nova fábrica de açúcar. Além de ampliar a geração de energia em larga escala. Com isso a usina terá retorno de investimento a longo prazo”, exemplifica Ficher.

Operação silenciosa

Parte da estratégia essencial do GRC nas usinas é diminuir a amplitude dos GAPs. Isso faz com a usina opere na capacidade máxima de seus ativos. Atingindo assim maior rentabilidade financeira.

Diretores de usina debatem as melhores estratégias de GRC

Sob a moderação do diretor da ProCana Brasil, Josias Messias, esses quatro gestores executivos debateram o tema dia 19 de agosto durante o Webinar JornalCana – GRC – Melhores Estratégias para Garantir a Rentabilidade das Usinas Nas Próximas Safras.

Assista o debate completo no vídeo abaixo:

Este Webinar contou com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

14 + 3 =

X