JornalCana

Saiba a estratégia da Usina Sykué para fazer mais energia

A Usina Sykué, localizada no município de São Desidério, na região oeste da Bahia, aposta na maior produção de capim-elefante como matéria-prima para gerar mais eletricidade cogerada.

Até 2018, a Usina, que é controlada por investidores como Ana Maria Diniz, filha do empresário Abílio Diniz, pretende colher capim-elefante em ….

… pelo menos 6 mil hectares. Hoje, o capim-elefante é cultivado em 3 mil hectares, em duas variedades inicialmente desenvolvidas na Embrapa Gado de Leite para alimentação animal e posteriormente melhoradas para aumento de biomassa.

Da área total de 7,5 mil hectares da Usina Sykué, 2 mil são cultivados com sorgo-biomassa, em parte, da variedade BRS 716, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, (Sete lagoas, MG), e 2,5 mil com outros tipos de capim, como a braquiária.

Pesquisadores da Embrapa em área da Usina Sykué: parceria (Foto: Saulo Coelho/Divulgação)
Pesquisadores da Embrapa em área da Usina Sykué: parceria (Foto: Saulo Coelho/Divulgação)

Localizada no Cerrado baiano, a Usina Sykué, cujo nome significa ‘Vida’ em tupi-guarani, é a primeira do país destina a operar a partir da queima exclusiva de capim-elefante para produção de energia.

Leia mais: Usina da Família Diniz estrutura uso de capim

A usina tem capacidade de geração de 30 megawatts/hora, e tem gerado cerca de 22 em média. Praticamente toda a energia gerada é canalizada para a cidade de Barreiras, com cerca de 137 mil habitantes, um dos polos do agronegócio do oeste baiano, que não possui quantidade suficiente de linhas hidrelétricas.

Com sua produção máxima, a Sykué é capaz de abastecer uma cidade de até 200 mil habitantes, o que torna a atividade promissora e estratégica em termos de energias renováveis no país.

A gestão da usina pretende firmar uma parceria com a Embrapa em busca de respostas a questões como:

1 – o período ideal para plantio e corte,

2 – espaçamento entre plantas,

3 – redução de níveis de umidade da biomassa,

4 – indicação de melhores cultivares,

5 – aumento de produtividade e

6 – viabilização de rebrote após o corte.

 

Parceria

No fim de agosto, pesquisadores da Embrapa Tabuleiros (Aracaju, SE) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) estiveram na Usina Sykué para reunião.

Receberam os técnicos o diretor geral da usina, Claudio Giorgetti, o gerente agrícola, Marcelo Silva, e o coordenador agrícola, Alessandro Ribeiro.

Este texto foi produzido com informações de relato da Embrapa Tabuleiros Costeiros. 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram