Gestores da área industrial possuem uma máxima indiscutível: sem fazer o básico é impossível obter máxima eficiência dos equipamentos. De acordo com Antonio Carlos Viesser, engenheiro industrial com mais de 30 anos de experiência no setor, o cuidado básico feito durante toda a safra é o que garantirá a usina maior volume de produção, feito com eficiência e redução de custos.
Leia mais: Qual a eficiência do processo de clarificação de açúcar por carbonatação
Alemão, como é mais conhecido no setor, elenca a seguir quatro indicadores que atestam se a moenda de uma usina está recebendo os cuidados básicos para garantir boa performance. São eles:
- Elaborar ETC “Especificação Técnica de Compras” levando em consideração todos os itens a ser contratos na ES – no que diz respeito à compra de peças e serviços;
- Elaborar planejamento de mão de obra para desmontagem e montagem da moenda garantindo assim cronograma de entrega;
Leia mais: Conheça 3 passos para aumentar a vida útil dos equipamentos na área de moenda
- Após a montagem, comissionar todos os equipamentos a frio e a quente, para garantir bom início de safra;
- Assegurar que todos os itens que envolvem uma boa performance estejam de acordo, como, por exemplo, a cana disponível para iniciar moagem e os procedimentos operacionais revisados. Além, claro, da equipe treinada.
Leia mais: Como o PDCA Online pode alavancar em até 5% a produção de açúcar de uma usina
Estes porém não são os únicos indicadores. Alemão pretende revelar todos eles durante sua palestra cujo tema é Cuidados básicos para garantir performance da moenda, safra e entressafra.
Ele irá proferir a apresentação durante o 7o Curso de Recepção, Preparo e Extração, que será realizado pela ProCana Sinatub no dia 29 de novembro no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).
Para conferir a programação completa do curso clique aqui.
Mais informações