JornalCana

Sai resultado do Prêmio Fundação Bunge 2010

O Prêmio Fundação Bunge chega a sua 55ª edição e anuncia os contemplados de 2010. Na área de “Saúde Pública e Medicina Preventiva” Isaías Raw, Professor Catedrático de Bioquímica da Universidade de São Paulo, foi o contemplado na categoria “Vida e Obra” e Guilherme de Sousa Ribeiro, Professor adjunto de epidemiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na categoria Juventude.

Na área “Ciências Florestais”, Niro Higuchi, docente, pesquisador e diretor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) foi agraciado na categoria “Vida e Obra” e Alexandre Fadigas de Souza, Professor de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale dos Rio dos Sinos (Unisinos), na Juventude. O evento de premiação será realizado no dia 13 de outubro com cerimônia na Sala São Paulo, em São Paulo.

A lista de vencedores foi divulgada na sexta-feira, 30 de julho, logo após a reunião do Grande Júri formado por representantes de entidades científicas e reitores. Para a categoria “Vida e Obra” são escolhidas obras de especialistas já reconhecidas e na “Juventude”, jovens de até 35 anos que tenham defendido teses de mestrado, doutorado, ou se sobressaído com algum trabalho nos ramos de premiações.

Criado pela Fundação Bunge, o Prêmio tem como objetivo incentivar a inovação em várias áreas do conhecimento e hoje, já consolidado, é reconhecido por sua independência e seriedade. Ruy Martins Altenfelder, curador do Prêmio Fundação Bunge, afirma que os temas escolhidos estão diretamente ligados ao conhecimento e a inovação e, consequentemente, ao desenvolvimento.

“O grande número de indicações recebidas deve-se não só à importância das duas áreas, como também, pelas pesquisas que estão se desenvolvendo nas Universidades e Instituições contemplando cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado”, explica.

O Prêmio

Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O Grande Júri tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria “Vida e Obra”, que recebem R$ 100 mil. Os agraciados na categoria Juventude recebem R$ 40 mil.

Em nenhum momento do processo de premiação são divulgados os nomes dos indicados, apenas os dos dois contemplados de cada área que são conhecidos no final do processo. Esse sigilo assegura a independência do prêmio e a indicação dos melhores em cada área, segundo o aval dos reconhecidos especialistas integrantes das comissões. Por isso, não há concorrentes, nem perdedores.

O prêmio destaca a inovação incorporada nos projetos, que acabam beneficiando a sociedade brasileira e até outros países, que podem adotar iniciativas bem sucedidas aqui e que servem para outras sociedades.

Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalhou evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.

As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram