JornalCana

Safra será de 360 milhões de toneladas

A produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2002 será de 361,1 milhões, segundo levantamento divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume é 4,39% maior que o registrado em 2001. A pesquisa mostra que a área a ser colhida é de 5 milhões de hectares, ou seja, 1,66% superior a do ano passado.

De acordo com o levantamento, foi o Nordeste o responsável por este crescimento de produção. A região é a segunda produtora nacional, atrás do Sudeste. A pesquisa do IBGE mostra que no Nordeste a variação de área foi de 0,21% e o aumento na safra, de 1,47%. O maior ganho foi registrado em Pernambuco, onde o governo estadual instituiu o Programa de Recuperação da Lavoura Canavieira que forneceu sementes para renovação de plantio e financiou parte deste incremento com taxas subsidiadas. A produção anual prevista nesse estado é de 18,3 milhões de toneladas, maior 8,76% em relação ao ano anterior, enquanto que a área a ser colhida é de 358 mil hectares, ou seja, cerca de 6% menor que em 2001. Ou seja, isto indica que houve ganho de produtividade no estado.

No Sudeste também houve variação positiva na safra atual. O estado de São Paulo, responsável por quase 60% da produção nacional, teve sua área a ser colhida e produção esperada aumentada em 1,35% e 3,72%, respectivamente. A safra estimada para esse ano é de 206,3 milhões de toneladas, com área de 2,6 milhões de hectares. O levantamento mostrou também que houve recuperação da produção esperada no Rio de Janeiro. Em 2001, devido aos problemas climáticos, a safra naquele estado foi de 5 milhões de toneladas. Agora, chegou a 7,3 milhões de toneladas, ou seja, um crescimento de 44,6%. As demais regiões têm produção voltada para o mercado regional.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram