JornalCana

Safra reduz pressão por redução de etanol na gasolina, diz ANP

Com o início da safra de cana no centro-sul do Brasil, há menos pressão para redução da mistura de etanol anidro na gasolina, disse nesta quinta-feira o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis), Haroldo Lima.

“Pressão por reduzir já foi maior, mas continuamos estudando”, disse ele ao chegar para a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A declaração de Lima foi feita no mesmo dia em que o jornal “Valor Econômico” publicou reportagem dizendo que o governo já decidiu reduzir o percentual da mistura de etanol na gasolina, em meio à alta nos preços do biocombustível.

Segundo o periódico, que não citou fontes, a mistura de 25% poderá cair para 20% ou 18%.

“Já tivemos pressão maior para reduzir semanas atrás, agora com a entrada da safra a pressão diminuiu”, disse Lima. “A pressão para reduzir é menor”, reforçou.

O mini stro de Minas e Energia, Edison Lobão disse hoje em Brasília que nenhuma decisão foi tomada sobre uma possível diminuição do etanol na gasolina. “Já começou a colheita da safra de cana e o cenário hoje é diferente do que era há duas ou três semanas”

A safra do centro-sul do Brasil, que produz cerca de 90% da cana do país, começou oficialmente no início do mês. Em meados do mês, 130 usinas, de um total de 335, já estavam operando na região.

Lima afirmou ainda que há outras medidas em estudo em relação ao etanol e combustíveis de modo geral.

A maior ênfase da agência está na fiscalização. Segundo ele, há indícios de “formação de cartel” em algumas praças, especialmente em Brasília e outras cidades como Natal, Goiânia e São Luís.

“Fizemos fiscalização em postos de gasolina e queremos acesso às planilhas de custo de cada posto”, disse Lima.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram