JornalCana

Safra: Produtividade da cana pode diminuir em razão do clima

A estiagem registrada há mais de 50 dias no Paraná e nos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, no interior de São Paulo, está levando produtores a estimar a redução na produtividade da safra 2004/05 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul.

O diretor técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, explica que o índice de chuvas nessas regiões em janeiro e fevereiro equivaleu a um terço da média histórica do bimestre. Para ele, a produtividade média na região Centro-Sul deve recuar de 85 toneladas por hectare, registradas na safra passada, para 82 toneladas por hectare.

“Haverá crescimento na produção em função do aumento na área plantada, mas ainda não é possível precisar em quanto”, informa Antonio de Padua Rodrigues. Os problemas climáticos, aliados aos preços desfavoráveis no mercado interno, estão levando o setor a voltar a programar o início da safra para maio.

Em 2003, a região Centro-Sul do país adiantou os trabalhos para abril devido ao risco de desabastecimento de álcool. Rodrigues ressalta que não há risco este ano, já que os estoques estão em torno de 1,3 bilhões de litros de álcool – permitindo fazer frente a mais de um mês de consumo interno. Levantamento da Procana Informações e Eventos prevê um crescimento de 6% e 7% para esta safra, para 315 milhões de toneladas de cana. (CB)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram