JornalCana

Safra na Zona da Mata Paraibana pode ter perda superior a 25%

img4274

A safra 2012/13 nordestina começou com força total em setembro e já revela os sinais da seca que assombrou os estados produtores, com destaque para a Mata Norte de Pernambuco. Segundo informações do Sindaçúcar, a produção Nordestina poderá apresentar quebra de 11% e totalizar 59 milhões de toneladas, contra as 65,1 milhões de toneladas da safra 2011/12.

Segundo Murilo Paraíso, presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), a Zona da Mata Paraibana recebeu mais chuvas que o semiárido, mas também registrou perdas nos canaviais. “Tivemos a redução de quase dois meses de safra, já que ela começou mais tarde em função da falta de chuvas e terminará um mês antes do habitual. As perdas são superiores a 25%”, relatou.

Paraíso lembra ainda que é justamente por conta destes problemas relacionados à diferença entre o valor de produção e o valor de comercialização da cana, que os produtores de cana estão recebendo a subvenção econômica de R$ 5,00 por tonelada entregue às usinas na última safra. “O Governo Federal já reconheceu a necessidade de auxiliar o segmento”, explicou o representante.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram