Usinas

Safra global 2021/22 poderá ter superávit de 3 milhões de toneladas de açúcar

Estimativa é da trading inglesa, Czarnikow

Safra global 2021/22 poderá ter superávit de 3 milhões de toneladas de açúcar

A Czarnikow estima que serão produzidas 3 milhões de toneladas de açúcar a mais do que o volume estimado de consumo na safra global 2021/22 (outubro a setembro).

A confirmação do superávit, no entanto, dependerá do comportamento das safras de importantes origens como Brasil, Índia, Tailândia e União Europeia (UE), afirmam os analistas da trading, Ana Zancaner e Vincent O’Rourke.

“Do jeito que está, há questões significativas em torno da maioria dessas safras. O CS Brasil deve produzir 36 milhões de toneladas de açúcar em 2021/22, queda de 2,4 milhões de toneladas com relação ao ano anterior, após um período prolongado de chuvas abaixo da média”, alegam.

LEIA MAIS > Imposto sobre etanol cobrado em Mato Grosso é o mais baixo do país

Quanto à Índia, o aumento das metas de etanol no país, poderá reduzir sua produção geral de açúcar. E as plantações de beterraba no Reino Unido, França, Alemanha e Polônia podem enfrentar problemas com o vírus da beterraba amarela novamente, pois permanecem sob a proibição dos neonicotinóides.

“Provavelmente, mais incertezas persistirão por um tempo, já que a covid-19 continua a impactar a logística e o sentimento do mercado”, ressaltam.

Banner Revistas Mobile