JornalCana

Safra do NE deve cair 17%; clima poderá prejudicar próxima temporada

img4418

Devido a seca aguda que aflige o Nordeste do país, a safra 2012/13 ficará comprometida e poderá atingir moagem de 54 milhões de toneladas, com queda de aproximadamente 17% ou de 11 a 12 milhões de toneladas. A afirmação é de Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar de Pernambuco. “Tivemos um inverno quente com pluviosidade com 1200 mm a menos do que 2011. O verão tem se sinalizado muito seco mas por enquanto não há mortandade de socarias porque estão tentando utilizar irrigação de salvação. Porém há grande risco da cana que foi recém cortada morrer, o que diminuiria o potencial da safra 2013/14”.

Em um cenário otimista em 2013/14, a safra seguinte poderá atingir 59 milhões de toneladas, diz o presidente do Sindaçúcar. “Tudo leva a crer que será uma safra tímida entre 58 a 60 milhões de toneladas. Teremos pela frente um outro ano difícil sem perspectivas no primeiro trimestre, devido as previsões de baixa pluviosidade”.

Pernambuco – Segundo ele, o estado de Pernambuco é um dos mais prejudicados com a seca e deverá atingir menos que as 17,4 milhões de toneladas processada (2011/12). “Acima de 17 milhões de toneladas há uma equação e escala para se enfrenta os altos custos de produção, mas abaixo complica. Com as 54 milhões de toneladas previstas, o estado deverá moer em 2012, 13,8 milhões de toneladas. Por isso pedimos os esforços para irrigação de salvação e pois há dificuldade de água até mesmo para captação nos rios”, revela.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram