JornalCana

Safra do Centro-Sul começa sem projeções oficiais

A safra 2008-09 da região Centro-Sul do país corre o risco de ser iniciada neste mês, em algumas fábricas, sem que saia previsão de moagem por instituições públicas ou da iniciativa privada.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), representante de 107 unidades, anunciou nesta quarta-feira (19/3) que espera estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe), sobre quantificação de áreas, para fazer projeção do ciclo produtivo.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do governo federal, deverá divulgar em 29 de abril, em Ribeirão Preto, o primeiro levantamento da safra brasileira 08-09.

Segundo a assessoria da Conab, a empresa, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fará a divulgação durante a Agrishow, feira que neste ano será realizada entre os dias 28 de abril e 5 de maio em área da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento em Ribeirão. O presidente da Conab, Wagner Rossi, é de Ribeirão.

Já a Unica, conforme sua diretoria técnica, contrata os serviços do Inpe para ter informações detalhadas sobre os canaviais em produção e em maturação. No começo do ano, projeções que circularam na imprensa e creditadas à instituição – que depois as negou – informavam um acréscimo de 10% na oferta de cana no ciclo 2008-09, o que faria a oferta da matéria-prima no Centro-Sul saltar de 426 milhões para no mínimo 466 milhões de toneladas.

Ocorre que nesta quarta-feira, a Unica anunciou os números finais com os resultados da safra 2007/08 na região Centro-Sul, principal produtora de cana do País, com cerca de 86% da produção nacional. Foram moídas 431,053 milhões de toneladas, o que representou um aumento de 15,64% em relação aos 372,754 milhões de toneladas do ano anterior.

Sendo assim, se for mantida a projeção de mais 10% de oferta neste ano, a moagem chegará a 472 milhões de toneladas. Esse acréscimo é creditado às novas áreas de plantio cultivadas nos últimos dois anos para atender às 29 fábricas que devem entrar em operação neste ano no Centro-Sul. (Delcy Mac Cruz)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram