JornalCana

Safra deve crescer 13% e atingir 134,5 mi de toneladas, diz IBGE

A produção nacional de cereais, leguminosas e grãos poderá chegar a 134,522 milhões de toneladas neste ano, segundo a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Caso a projeção se confirme, a safra deste ano terá um crescimento de 12,96% em relação a 2004.

De acordo com a previsão do instituto, as regiões que deverão apresentar crescimento mais significativo são Sul (13,48%) e Centro-Oeste (16,32%).

As projeções do IBGE envolvem simulações em relação aos cultivos de inverno, como trigo, aveia, cevada e centeio, e também para as segundas e terceiras safras de alguns produtos.

De acordo com o estudo, a região Sul deverá arcar com 41,14% da produção nacional de cereais, leguminosas e grãos, o Centro-Oeste com 34,47%, o Sudeste com 13,53%, o Nordeste deverá responder por 8,09% da produção e o Norte com 2,76%.

Segundo as estimativas do instituto, os produtos que deverão registrar maior crescimento na safra são soja e feijão. A soja em grão deve crescer 28,30% e o feijão na primeira safra, 22,79%.

Clima

Apesar da previsão de aumento na produção, alguns fatores climáticos podem interferir na produção agrícola deste ano, como a falta de chuvas no Rio Grande do Sul em dezembro do ano passado. Ela trouxe prejuízos para os agricultores, com destaque na produção de milho e feijão.

O maior produtor de soja do país, o Mato Grosso, deverá apresentar perdas na produtividade em razão do surgimento de vários focos da ferrugem asiática detectados em alguns pontos do Estado.

Os efeitos dos fenômenos climáticos só poderão ser verificados nas próximas análises. Até agora, a única região prejudicada pela falta de chuvas foi Irecê, na Bahia. No restante do país, as variáveis climáticas ainda estão dentro da normalidade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram