JornalCana

´Safra de soja não sofrerá risco com ferrugem´, diz governo

Apesar dos 17 focos de ferrugem da soja em plantações de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso e do prejuízo gerado na safra passada, o ministério da Agricultura, reafirmou que o fungo não oferece risco à safra 2004/2005.

A ferrugem, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, chegou ao país na safra 2001/02 e já se alastrou por sete estados brasileiros. A constatação foi feita pelo Consórcio Anti-Ferrugem da Embrapa Soja, que ainda identificou por meio da Fundação ABC, a doença no município de Itaberá (SP).

Dados da Embrapa confirmam que a ferrugem da soja provocou perdas de aproximadamente, 4,5 milhões de toneladas, na safra 2003/04. Associados a essas perdas, o que deixou de ser colhido e os gastos com controle químico (fungicidas e despesas com aplicação), o custo foi de aproximadamente US$ 2 bilhões, ou seja, quase o dobro de prejuízo levantado na última safra.

Segundo o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin, hão há risco de novos prejuízos este ano porque os produtores já estão convencidos da necessidade tratar o problema preventivamente, além da indústria química estar abastecida com defensivos para tratar mais de 20 milhões de hectares de plantações.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram