JornalCana

Safra de cana será revista para baixo no Centro-Sul

As chuvas atípicas durante o inverno no Centro-Sul do Brasil levaram tradicionais consultorias a rever seus números para a safra 2009/10. Embora o Brasil bata novo recorde de moagem de cana, a produção de açúcar e álcool deverá ser menor que a projetada durante o início da safra por conta do clima chuvoso no Centro-Sul.

A consultoria AgraFNP reviu para baixo suas projeções para 2009/10, feitas em março deste ano. Segundo Bruno Boszczowski, analista da AgraFNP, as chuvas da região Sudeste deverão afetar a quantidade de ATR (Açúcar Total Recuperável).

A produção de cana para a safra 2009/10 deverá atingir 607 milhões de toneladas, 1,48% a menos que a estimativa anterior, de março. Na região Norte-Nordeste, serão moídas 63 milhões de toneladas, volume 4,57% menor se comparado com a estimativa anterior. No Centro-Sul, serão processadas 543 milhões de toneladas, cerca de 6 milhões a menos que na projeção de março.

A consultoria reduziu em 600 milhões de litros a oferta total de etanol no Centro-Sul. A produção de anidro deve atingir 8,9 bilhões de litros, 190 milhões a menos que a primeira estimativa. A produção de hidratado deve recuar para 17,9 bilhões de litros, 442 milhões de litros a menos que na projeção anterior.

“No total, a produção de etanol será menor que na safra passada. É a primeira queda em oito anos”, completa o analista.

Já a produção de açúcar deve recuar para 36,1 milhões de toneladas, 200 mil toneladas a menos que a estimada no início do ano.

A quantidade média de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana está até 16 quilos abaixo da registrada na safra 2007/08. Além das condições climáticas, o baixo índice de produtividade é reflexo da crise financeira que afeta o setor sucroalcooleiro com maior gravidade desde o final de 2008.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram