Mercado

Safra de cana em Minas Gerais deverá crescer 13%

As usinas e destilarias de Minas Gerais deverão processar nesta safra 48 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 13% a mais do que as 42,4 milhões de toneladas moídas em 2008/09. O ciclo será mais açucareiro, com crescimento de 20% – o equivalente a 2,65 milhões de toneladas – em relação ao ano passado.

Já a produção de etanol, que nos últimos cinco anos obteve crescimento médio de 28%, na safra 2009/10 deverá crescer apenas 9%. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçucar), Luiz Custódio Cotta Martins, o etanol registra preços abaixo do custo de produção nos últimos três anos.

Minas Gerais é terceiro maior produtor de cana do País, atrás de São Paulo e Paraná. Em produção de etanol, os mineiros perdem apenas para os paulistas. Nesta safra, o número de novas usinas no estado deverá chegar a 41.

Nos últimos cinco anos, 18 usinas e destilarias entraram em operação em Minas, com recursos estimados em aproximadamente R$ 3,5 bilhões. Esse crescimento representa a geração de 25 mil novas vagas diretas e indiretas.

Banner Revistas Mobile