JornalCana

Safra de cana-de-açúcar será menor na região de Ribeirão Preto

Ao contrário das estimativas iniciais de produtores e entidades representativas do setor, a colheita de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto deve ser menor nesta safra, em relação ao ano passado.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Escritório de Desenvolvimento Rural de Ribeirão (EDR) —composto por 19 municípios da região— deverá moer 30 milhões de toneladas neste ano, contra 31,3 milhões da safra passada. Em todo o Estado de São Paulo, segundo a estimativa do órgão, a safra de cana também deve ficar nos mesmos patamares do ano passado e o volume de toneladas destinadas a indústria será de 427,9 milhões, ante 423 milhões da safra passada.

De acordo com a pesquisadora científica do IEA, Denise Viani Caser, os dados divulgados no último dia 13 de agosto pelo instituto são preliminares e ainda podem sofrer alteração. “Ainda temos mais dois levantamentos ao longo da safra. Mas, a tendência é de uma estabilidade no volume total de cana colhida no Estado e na região de Ribeirão”, disse. Ainda segundo a pesquisadora, o ganho deste ano será em relação a qualidade do produto. “A produção de açúcar e álcool deve ser maior por conta do grande teor de sacarose da cana.”

Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, houve um avanço de colheita e moagem no início desta safra, por conta do clima seco.

Agora, existe uma perspectiva de antecipação no término da safra, e diante deste cenário, a entidade fará uma revisão na projeção da atual safra. (RS)

Unidade técnica é anunciada

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, anunciou no dia 13 de agosto a criação de uma Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Ribeirão (Utra). A nova unidade vai realizar todos os processos de certificação do Ministério da Agricultura para empresas de 66 cidades da região. Ao todo, serão 120 servidores na unidade, que usará um prédio Federal no centro da cidade como sede inicial. Segundo Rossi, não foi feito nenhum investimento pois houve apenas remanejamento de técnico e materiais para o escritório.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram