Mercado

Safra de cana-de-açúcar em MS será 65% maior

As usinas e destilarias de Mato Grosso do Sul devem moer 38 milhões de toneladas de cana na safra 2010/11. O volume é 65% maior do que o registrado no ciclo passado, quando foram processadas 23 milhões de toneladas. A estimativa é da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Pelo levantamento da Biosul, a produção de etanol deverá alcançar 1,9 bilhão de litros saltando, crescimento de 52% em relação aos 1,2 bilhão de litros da safra passada. Já a produção de açúcar crescerá 150%, saltando de 750 mil toneladas para 1,8 milhão de toneladas.

De acordo com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, o excesso de chuva afetou a qualidade da cana-de-açúcar na safra 2009/10, com reflexo negativo na produção final. O crescimento previsto para o ciclo passado era de 70%, mas acabou ficando na casa dos 30%.

Este ano, Mato Grosso do Sul contará com mais uma unidade, em Anaurilândia, elevando para 22 o número de usinas no Estado. Em 2009, sete novas unidades iniciaram as operações. Hollanda afirma que as novas usinas já têm 100% da colheita mecanizada. Este ano, a mecanização deve chegar a 60%, contra 30% registrada na safra 2009/10.

De acordo com a Biosul, Mato Grosso do Sul é o 6º maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. Do total de cana processada no Estado, 74% são destinadas para a produção de etanol. No entanto, as novas usinas que estão se instalando no Estado também estão de olho no açúcar, além da geração da bioenergia.

Banner Revistas Mobile