JornalCana

Safra de cana cai, preços de açúcar e etanol…

União da Indústria da Cana-de-Açúcar tem o salutar hábito de publicar bimestralmente números de moagem de cana e produção de açúcar e etanol. Em função da seriedade desta entidade, eles servem de parâmetro para os mercados em todo o mundo. Pois bem, hoje, 28/06, a Unica anunciou dados que confirmaram a enorme preocupação que existe em torno do tamanho da safra do Centro-Sul do país para este ano agrícola 2011/12.

Ao declarar as informações relativas à primeira quinzena de junho, um período que foi afetado por três dias extemporaneamente chuvosos e que provocaram atraso na colheita (ou melhor, no corte) tanto os números de moagem como de rendimento trouxeram forte sentimento de que a safra pode ser ainda menor do que se estimava (alguns especulam que talvez nem se chegue a 535 milhões de toneladas, muito abaixo da safra passada).

A moagem acumulada encontrava-se – até 15 de junho – em 134.577 milhões de toneladas ou terríveis 22.63% a menos que a quantidade processada no mesmo período de um ano atrás. A produção de açúcar estava em 6.735 milhões de tons, 24.78% menor que no ano passado. O etanol ainda pior, com 5.336 bilhões de litros ou 25.42% a menos que na safra 2010/2011. A continuar assim podemos ter uma entressafra com grandes problemas de abastecimento de etanol e com açúcar a preços bastante elevados. Ainda nem nos aproximamos do pico de safra e apenas cinco ou seis estados estão consumindo etanol preferencialmente à gasolina.

Desnecessário dizer que a bolsa de NY subiu consideravelmente e amanhã vamos ver que os preços de etanol nas bombas vão continuar sustentados como já estão faz algumas semanas. O pior é que não há nada a fazer, a não ser esperar que a indústria prepare-se melhor para a safra vindoura, com mais plantio, mais renovação de canaviais e mais investimento em novas unidades fabris. Mas os resultados não são imediatos e o que está se anunciando agora pode ter efeitos por ainda um par de anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram