JornalCana

Safra da cana já começou em 93,9% das usinas ligadas à Unica na região

Apenas duas das 33 usinas de açúcar e álcool da região de Ribeirão Preto ligadas à Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) ainda não iniciaram a safra 2009/10, segundo levantamento da entidade.

As duas que faltam, pertencentes ao grupo Santelisa Vale, iniciarão a moagem de cana-de-açúcar no dia 25. A “safra das incertezas”, como define o diretor regional da Unica, Sérgio Prado, começa com o preço do etanol em baixa, o que fez com que muitas delas passassem a priorizar o açúcar.

O produto brasileiro foi beneficiado com a saída de outras grandes regiões produtoras, como Europa e Índia, do mercado global. Segundo Prado, as usinas da região podem se beneficiar desses fatores, já que têm capacidade para produzir tanto álcool quanto açúcar. “As usinas que se instalaram nos últimos anos [em outras regiões] são destilarias, só produzem álcool”, disse.

A primeira a começar a moagem foi a Usina Batatais, que planeja uma safra longa -de março a dezembro- e prevê moer 3,6 milhões de toneladas de cana. Como outras da região, a Batatais irá priorizar o açúcar, com incremento de 14% sobre a quantidade produzida na última safra. A produção de etanol deve avançar somente 1%, segundo a usina.

Em relação ao etanol, a boa notícia para o setor é o crédito de R$ 2 bilhões aberto pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da estocagem do produto. A falta de um “mecanismo regulador de estoque” é um dos principais enfrentados pelas usinas, segundo Prado.

Na região, outras usinas, não ligadas à Unica, ainda não iniciaram as safras, como a Albertina, que teve problemas nos últimos meses e prevê iniciar a moagem em 5 de junho.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram