JornalCana

Safra cubana registra redução no açúcar

A safra cubana 2002/03 deve atingir apenas 2,5 milhões de toneladas de açúcar, um volume bem abaixo dos 3,6 milhões de toneladas verificados na safra passada, informa a estatal CubAzucar, de Cuba. Segundo a companhia, o início tardio da colheita e chuvas pesadas fora de época, no final de abril, fizeram com que a estimativa inicial da safra fosse reduzida.

Em novembro de 2002, estimava-se que a safra de Cuba poderia ser de 2,9 milhões de toneladas. A expectativa é de que, com a redução das chuvas que começa a ser registrada, a colheita seja terminada até o final de maio. Uma fonte da estatal disse também que a colheita foi prejudicada pela falta de peças de reposição e lubrificantes para as máquinas e pelo fechamento de cerca de 30 usinas na ilha.

Hoje, Cuba tem 79 usinas em operação ante 156 existentes em meados dos

anos 90. O setor sucroalcooleiro cubano está passando por uma grande processo de reestruturação onde as usinas menos eficientes estão sendo fechadas. O objetivo é deixar o setor mais eficiente para competir com o mercado global. A CubAzucar afirma que, com a reestruturação do setor, a expectativa é de que a safra cubana volte a atingir as 4 milhões de toneladas em cerca de 3 anos. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram