JornalCana

Safra 2003 deve superar anterior

A safra 2003 de cana-de-açúcar se aproxima do final, com previsão de um crescimento de cerca de apenas 5%, projeta Frederico Paes, presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan). Com cerca de 80% da lavoura já processada pelas usinas em atividade, o balanço referente ao fechamento da primeira quinzena de outubro chega a 3,778 milhões de toneladas de cana.

Esse montante é superior à produção de 3,574 milhões de toneladas no mesmo período de 2002. De açúcar foram produzidos até a primeira quinzena de outubro deste ano, cerca de 5,677 milhões de sacas de 50 kg, contra 5,145 milhões em comparação ao ano passado, e cerca de 88.937 metros cúbicos (m³) de álcool, contra 90.633 m³.

De acordo com Frederico, a safra este ano começou mais cedo, mas se prolonga em função da estratégia de fornecedores, que seguram a cana no campo em busca de melhores cotações:

— Esse ano, governo pediu para produzir álcool, houve antecipação da safra de um mês, para início de abril. Hoje há movimento nacional para se adiar para final de maio, justamente porque está tendo muito estoque de açúcar e álcool, para que ele seja absorvido.

Apesar de responder apenas por 3% da produção nacional, o setor em Campos está vinculado às regras que regem o mercado, puxadas pelas presenças mais fortes da produção dos estados de São Paulo e Paraná, e do Nordeste brasileiro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram