JornalCana

Safra 16/17 foi curta, mas não para todas as usinas. Conheça quem segue moendo

4.1.1A moagem de cana-de-açúcar da safra 2016/17 foi mais curta em usinas da região Centro-Sul do país ante a temporada 15/16.

Na anterior, as chuvas frequentes em meses do ano fizeram unidades recomeçar a moagem o quanto antes, e houve unidades que não interromperam a moagem, sem direito à entressafra. Foi o caso da Carolo, em Pontal (SP), que praticamente emendou a safra 15/16 à 16/17.

Outra alternativa foi deixar cana bisada para moer neste ano, medida tomada por várias unidades do Centro-Sul.

Na safra em andamento, o encerramento da moagem foi antecipado para outubro, em muitas das unidades afetadas pela estiagem entre março e abril, o que afetou a oferta de cana-de-açúcar.

“Tivemos perda de 15% na oferta de cana devido à seca”, afirmou ao Portal JornalCana Geraldo Octacílio Cordeiro, diretor-presidente da Agro Industrial de Pompéu S. A., controladora da usina Agropeu, na cidade de Pompeu (MG), cuja safra terminou na segunda quinzena de outubro. A moagem ficou em 1 milhão de toneladas, 150 mil toneladas abaixo da projeção inicial.

Usinas do Centro-Sul enfrentaram também chuvas e até geadas, o que apressou o fim da moagem.

Mas esses mesmos problemas serviram para ‘empurrar’ a moagem até meados de dezembro em algumas unidades. Uma delas é a Diana Bioenergia Avanhandava S. A., com usina em Avanhandava (SP).

“Como a Diana tem tamanho médio para pequeno, não conseguimos recuperar rapidamente a moagem que ficou de lado com as chuvas de junho e de começo de julho”, disse ao Portal Jornal Cana Ricardo Junqueira, diretor da companhia.

“Deveremos moer até meados de dezembro com a previsão de chegar a 1,650 milhão de toneladas”, afirmou.

Outra unidade produtora com moagem projetada para seguir em dezembro é a Alcoeste, localizada em Fernandópolis (SP). “Deveremos ir até às vésperas do Natal”, disse ao Portal JornalCana Luis Antonio Araraki, diretor do Grupo Araraki, controlador da unidade produtora.

A meta, segundo Araraki, é chegar à moagem de 2,1 milhões de toneladas de cana.

No caso do Grupo Tonielo, a moagem da temporada 16/17 não deverá avançar em dezembro, mas só deverá ser concluída nos últimos dias deste novembro.

A conclusão da moagem deverá ocorrer ao mesmo tempo nas três unidades do grupo, a Destilaria Santa Inês, em Sertãozinho (SP), Virálcool, em Pitangueiras (SP), e Virálcool 2, em Castilho (SP).

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram