JornalCana

Safra 07/08 de cana do CS terá área maior e mais álcool-Unica

A área da próxima safra de cana-de-açúcar (2007/08) do centro-sul do Brasil será maior, e o álcool deve ganhar uma participação mais expressiva no perfil da produção na comparação com a atual temporada, declarou nesta quarta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

“Nós sabemos que existe um incremento de área a ser colhida no centro-sul’, disse Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da entidade, numa entrevista coletiva na qual fez um balanço da safra 2006/07.

“E certamente a produção será mais alcooleira. Os preços estimados do açúcar são bem inferiores aos preços efetivos no início de 2006/07′, afirmou ele, lembrando que no início deste ano o açúcar atingiu o maior patamar em 25 anos na bolsa de Nova York.

Isso fez com que mais cana fosse direcionada à produção de açúcar em relação à safra anterior.

Na safra atual, 50,4 por cento da cana foi direcionada à produção de álcool, ficando o restante para o açúcar. Na 2005/06, a fatia do combustível ficou em 51,73 por cento.

Dois fatores levam a Unica a estimar uma área colhida maior no centro-sul em 2007/08: as 16 novas usinas programadas para entrar em operação e as 12 unidades que começaram a operar este ano e que estarão aptas naturalmente a processar um volume maior no próximo ano.

Normalmente, uma usina leva de quatro a cinco anos para atingir sua capacidade total de moagem, já que o plantio de cana tem de ser feito gradualmente, de forma a permitir um replantio escalonado pelos anos seguintes.

A maioria dessas novas unidades, que estão distribuídas entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, produzirá apenas álcool nos primeiros anos de atividade.

Carvalho evitou dar mais detalhes da próxima safra. Segundo a Unica, a área exata a ser colhida ficará mais clara apenas em abril, após a análise de fotos de satélite tiradas depois da época das chuvas de verão.

Em relação à produção, a previsão é ainda mais complicada, segundo a entidade, porque ela será afetada ainda pelas chuvas nos próximos meses.

Mas a Unica considera que a produtividade será mais baixa do que na atual temporada, devido ao veranico registrado de abril a setembro, que afetou principalmente a cana plantada no começo deste ano.

“A situação (estiagem) que foi favorável para aumentar o teor de sacarose na cana em 2006 será desfavorável para a cana de 2007′, disse Carvalho, sem dar mais detalhes.

A Unica informou ainda que a cana deixada no campo este ano, para a safra seguinte, tem volume semelhante ao registrado na temporada passada, de 4 a 5 milhões de toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram