A Líder Aviação, empresa de aviação executiva da América Latina, realizou na terça-feira, 20 de maio, o primeiro voo da aviação geral no país utilizando o combustível renovável SAF (Sustainable Aviation Fuel).
As operações foram feitas no Rio de Janeiro por helicóptero a serviço da empresa de energia Equinor, no transporte de profissionais até plataformas em alto-mar.
O SAF é um combustível sustentável que tem as emissões de carbono reduzidas ao longo de seu ciclo de vida – as emissões são em torno de 80% menores em comparação com o querosene de aviação tradicional.
A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas.
O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá e foi abastecido com um blend composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil.
O blend é autorizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e certificado pelo laboratório de Ensaios de Combustível da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça a segurança e a rastreabilidade do processo.
No voo realizado, considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos CO2.
“Esse voo representa um marco na trajetória da aviação geral no país. Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações. Essa também é uma prática já bem estabelecida entre nossos clientes do setor de energia, que valorizam soluções de menor impacto ambiental — um valor que também é nosso na Líder”, destaca Diego Reis, diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação.
O biocombustível utilizado foi produzido a partir de óleo de cozinha usado chamado UCO (Used Cooking Oil).
O reaproveitamento de resíduos como matéria-prima para produção de biocombustíveis transforma um passivo ambiental em uma solução de alto impacto positivo na descarbonização, representando um avanço relevante em termos de inovação e responsabilidade climática.
O SAF é um combustível tecnicamente chamado de drop-in, e o blend mencionado pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para um modelo de aviação mais limpo e eficiente.
O combustível fica armazenado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), que possui a certificação ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) para este tipo de armazenagem.