Brasil já tem o primeiro aeroporto a usar SAF em voos comerciais

Aeroporto Internacional de Salvador se torna o primeiro do país a realizar voos comerciais abastecidos com Combustível Sustentável de Aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel), informa a assessoria da Vibra.

Segundo a Companhia, a operação, que será realizada até dezembro de 2026, é resultado de uma ação liderada pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com a Vibra.

Com esta iniciativa pioneira, o aeroporto de Salvador se tornará o primeiro a utilizar o combustível sustentável de aviação em operações comerciais.

A empresa foi a primeira a importar SAF em escala comercial e a disponibilizar o produto no mercado nacional.

Com rastreabilidade total e conformidade com critérios internacionais de sustentabilidade, a operação de e armazenamento foi centralizada em sua base no Galeão, que possui a certificação ISCC EU e ISCC CORSIA, de onde o produto partiu para a capital baiana.

O SAF é fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros, e tem potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

O Salvador Bahia Airport destaca sua liderança ambiental ao ser o primeiro aeroporto das Américas a alcançar o nível máximo do Airport Carbon Accreditation (ACA 5).

Como será a operação

O SAF será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da LATAM Airlines Brasil, representando um marco histórico para a aviação nacional. No Aeroporto de Salvador, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, que permitirá aos passageiros embarcarem em voos com menos emissões de CO₂.

Esse é o maior blend com SAF puro já utilizado em abastecimentos na aviação brasileira. O SAF puro (100% SAF) importado pela Vibra é o único atualmente disponível no Brasil e foi fabricado na Ásia a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono por se tratar de um resíduo.

Produzido a partir de fontes renováveis, o combustível reduz em cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene de aviação convencional. O uso do SAF em Salvador contribuirá para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos pela Vibra.

Com esses dois voos diários abastecidos com SAF, Salvador se consolida como o ponto de partida de uma nova fase do mercado de aviação brasileiro, em que o desenvolvimento sustentável já é uma realidade.