JornalCana

Sabarálcool faz destinação correta de resíduos de todas as áreas

A Usina Sabarálcool, com matriz em Engenheiro Beltrão e filial em Perobal, no Estado do Paraná, destina de maneira correta praticamente 100% dos resíduos gerados no processo de produção, evitando um impacto negativo ao meio ambiente. O bagaço de cana, por exemplo, é reaproveitado nas caldeiras das duas unidades do grupo. Segundo o superintendente de operações industriais da Sabarálcool, Giovani Crispim, em dia de funcionamento, a empresa gera 1800 toneladas de bagaço.

Outros resíduos, como a torta de filtro e a vinhaça, também originados pela indústria, são aproveitados nos canaviais como adubo e fertilizantes. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Sabarálcool, 187 toneladas de torta de filtro e 1,9 milhão de litros de vinhaça são produzidos por dia pela usina. As duas unidades fazem também a destinação adequada das embalagens de produtos agrotóxicos, recolhendo e entregando cerca de 500 recipientes por mês para uma empresa especializada nessa área.

Existe também a preocupação em relação ao recolhimento dos materiais gerados pelos ambulatórios médicos. “Este tipo de lixo merece uma atenção em particular devido à possibilidade de contaminação não só da natureza, mas como também, do homem”, afirma o gerente de recursos humanos Márcio José Pereira. Nem mesmo os papéis e plásticos, colocados nas lixeiras, ficam sem uma destinação: são guardados e vendidos a empresas especializadas. Além disso, 500 toneladas de ferragens, que equivalem a aproximadamente R$ 100 mil, são comercializadas anualmente pela matriz e filial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram