JornalCana

Sabarálcool direciona 100% do descarte de seus resíduos

Praticamente 100% de todos os resíduos originados pela Sabarálcool S/A Açúcar e Álcool, tanto sólidos como líquidos, tem destinação correta. As ações são capazes de evitar um impacto negativo ao meio ambiente. Com esta atitude, a usina vem fazendo um papel exemplar para a preservação da natureza.

Só para se ter idéia, na parte industrial, resíduos como o bagaço da cana-de-açúcar, ao invés de ser descartado ao meio ambiente, é totalmente reaproveitado como combustível para a caldeira das duas unidades do grupo – em Engenheiro Beltrão e em Perobal. De acordo com Giovani Crispim, Superintendente de Operações Industriais da Sabarálcool, em dia de funcionamento, a empresa gera 1800 toneladas de bagaço. “Todo o bagaço acaba sendo reutilizado para gerar energia”, diz. Outros resíduos, como a torta de filtro e a vinhaça, também originados pela indústria, são levados para os canaviais e aproveitados como adubo e fertilizantes. Dados indicam que 187 toneladas de torta de filtro e 1,9 milhão de litros de vinhaça são produzidos por dia pela Sabarálcool.

No entanto, não é só o parque industrial que gera resíduos. De acordo com Márcio José Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Sabarálcool, uma vez por semana uma empresa visita as duas unidades do grupo para recolher materiais originados pelos seus ambulatórios médicos. “Este tipo de lixo merece uma atenção em particular devido a possibilidade de contaminação não só da natureza, mas como também, do homem”, afirma Pereira.

Em se falando de contaminação, nada mais é perigoso do que as embalagens de produtos agrotóxicos. Por entender os riscos de uma contaminação ao meio ambiente, cada unidade da Sabarálcool recolhe e entrega cerca de 500 recipientes de agrotóxicos por mês para uma empresa especializada, conhecida como Adita.

Mesmo os papéis e plásticos encontrados nas lixeiras de escritórios, oficina mecânica e outros departamentos da empresa são guardados e depois vendidos à empresas especializadas. Dados indicam que cada unidade do grupo recolhe cerca de cinco toneladas por ano. Desta mesma forma, toda ferragem que se encontra sem uso na empresa é vendida. São aproximadamente 500 toneladas de ferragens vendidas ao ano pela matriz e filial, juntas, o que equivale cerca de R$100 mil.

Se tudo isso não bastasse, a usina ainda está ampliando para este ano o sistema de coleta de materiais em toda a empresa. Para isso, mais lixeiras específicas para cada tipo de material serão colocadas nas duas usinas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram