JornalCana

Sabarálcool continua investindo em Meio Ambiente com plantio de árvores

Uma das principais preocupações da Sabarálcool S/A – Açúcar e Álcool, com sede em Engenheiro Beltrão e Filial em Perobal, nos últimos anos vêm sendo de proteger o meio ambiente. Para isso, a empresa está investindo pesado no plantio de mudas de árvores em Áreas de Preservação Permanente (que estabelece 30 metros à beira dos rios e 50 metros das nascentes) em tornos das duas unidades da empresa. Desde o início do ano, mais de 113 mil mudas de árvores de espécies nativas como; Açoita, Jequitiba, Canafístula, Cedro, Angico, Aroeira, Jangada, Gurucaia, Amendoim, Guaritá, Cereja, Jaracatiá e Mutambo foram plantadas.

As mudas são adquiridas através de um trabalho de parceria da empresa com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Umuarama e Campo Mourão. A parceria consiste – no caso do (IAP) de Umuarama – na disponibilidade de um colaborador da Sabarálcool para acompanhar o desenvolvimento das mudas até o período adequado de plantio ao solo. Já em Campo Mourão, a Sabarálcool fornece ao (IAP) o substrato, composto que contribui na germinação da semente de espécies de mudas nativas. O Engenheiro Agrônomo da Sabarálcool, Ronaldo Lopes Costa lembra que “A intenção do plantio das mudas de árvores nativas é formar um corredor de biodiversidade.

Quem ganha com isso é o meio ambiente”.

Em torno da unidade Filial,26 propriedades receberam mais de 98,5 mil mudas. Na unidade Matriz, seis áreas de (APP´s) receberam 14,9 mil novas árvores.

Além da função paisagística, as árvores protegem lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia aos pássaros e animais, fornecem alimentos ao homem e à fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (através da fotossíntese).

A contribuição da Sabarálcool com o meio ambiente está além da realização de plantios de árvores nativas, tendo em vista que, a empresa desenvolve junto à comunidade local, atividades de conscientização de crianças e adolescentes através de eventos como na “Semana do Meio Ambiente”, realizada em junho deste ano, onde alunos da escola municipal João Varella, do distrito de Ivailândia e da escola municipal de Perobal, deixaram a teoria em sala de aula para colocar os ensinamentos sobre meio ambiente, na prática. Eles colocaram a mão na terra e colaboraram com o meio ambiente plantando centenas de mudas. Toda a iniciativa foi acompanhada por professores e colaboradores da Sabarálcool. Na semana da árvore, que aconteceu entre os dias 21 a 26 de Setembro, colaboradores da Sabarálcool levaram conhecimento e informação, através de palestras, a diversas crianças da rede municipal de Cafezal do Sul e Engenheiro Beltrão. No município de Cafezal, a conscientização foi realizada na escola municipal Souza Naves, aos alunos da 4ª série. Colaboradores da Sabarálcool orientaram os alunos sobre as formas de reciclagem e como preservar a terra, a água e o ar. Os males da poluição, também foi um dos assuntos abordados. Ao final da palestra, três alunos plantaram três mudas de árvores no pátio da escola e assumiram o compromisso de cuidar do seu desenvolvimento. Em Engenheiro Beltrão, reserva legal, coleta seletiva e os cuidados necessários com o meio ambiente para uma vida em harmonia com o meio ambiente foram os temas abordados aos alunos da 4ª série da escola municipal Maria Medeiros, durante a palestra da Semana da Árvore

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram