JornalCana

Sabarálcool adere ao controle biológico

A Sabarálcool Açúcar e Álcool está substituindo o uso de agrotóxicos pelo controle biológico para combater a broca da cana-de-açúcar. Cerca de 12 milhões de vespinhas (Cotesias flavipes), predator natural da praga, foram soltas em 43 propriedades da região da matriz da empresa, em Engenheiro Beltrão, PR.

Segundo o supervisor técnico agronômico da Sabarálcool, Carlos Alberto Tomaso, as vespinhas foram soltas para garantir o equilíbrio do sistema de produção, ressaltando que, além de ser mais barato, o controle biológico é menos agressivo ao meio ambiente.

A substituição completa do agrotóxico pelo controle das vespinhas deve ocorrer em 2008. Para isso, a empresa está montando um laboratório que vai permitir a procriação dos insetos em 85 mil copinhos. Cada recipiente terá capacidade para abrigar 1,5 mil vespinhas.

Segundo Tomaso, o índice de infestação da broca na lavoura é baixa, principalmente em períodos longos de estiagem, como foi o caso do segundo semestre de 2007. A praga se prolifera em ambientes úmidos e quentes. Porém, apesar da falta de chuvas, em algumas áreas houve registro de alerta, o que motivou a prevenção.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram