JornalCana

S-PAA e camisa perfurada elevam eficiência do processo

Software, que trabalha como um Super Consultor 24 horas, proporciona ganhos de aproximadamente 0,53% na extração na Bevap

Bevap

A instalação de camisa de alta drenagem – conhecida como camisa perfurada – no rolo superior do pré-max e do terno de secagem é um dos destaques do processo de extração da Bevap. Somente a adoção dessa tecnologia, para o aprimoramento do processo de extração, é responsável por ganhos de R$ 2,8 milhões por safra em decorrência da diminuição da umidade do bagaço – revela Fernando Calsoni.

Essa medida possibilita um melhor aproveitamento da biomassa, o que está permitindo um aumento da venda de bioeletricidade. Os benefícios provenientes da instalação da camisa de alta drenagem não param aí. “Proporciona melhor extração já que parte do açúcar que ainda está no bagaço, retorna para o difusor, no nosso caso”, diz o gerente da Divisão Industrial.

Outra iniciativa importante da Bevap foi o controle em laço fechado pelo software SPAA, da Soteica, em quatro pontos: controle de água de embebição, fluxo de caldo para o processo, carregamento automático de dornas e controle da pressão do vapor de escape das turbinas – informa.

“Com essa medida, o nosso objetivo foi buscar uma melhor eficiência do processo como um todo. Após visitas a usinas que já utilizavam o S-PAA, vimos uma oportunidade para extrair o máximo possível da planta industrial”, enfatiza Fernando Calsoni.

Com ganhos de aproximadamente 0,53% na extração, o que equivale a algo em torno de R$ 2 milhões, o software tem agregado valor, de maneira significativa, ao processo industrial dessa unidade sucroenergética.

O S-PAA – utilizado por diversas usinas – não gera benefícios somente para o processo de extração. Trabalha como um Super Consultor 24 horas, gerenciando todos os equipamentos e processos da planta industrial para a máxima performance operacional e econômica. Este software faz a simulação e otimização em tempo real.

A implementação pode ser modular (energia, processos e laço fechado). Desenvolvido pela Soteica, o S-PAA é uma das soluções disponibilizadas pelo Pró- Usinas – por meio de parceiros estratégicos – que apresentam, em curto prazo, resultados comprovados no incremento da eficiência e da rentabilidade das usinas.

SISTEMA DE LIMPEZA A SECO

Para o aprimoramento do sistema de preparo e extração, a Bevap adotou outras medidas, como modificação da placa desfibradora do extrapesado, reinjeção de água no difusor, melhorias das roscas afofadoras e tambor de retorno da corrente do difusor, de acordo com o gerente da Divisão Industrial da usina.

A Bevap conta ainda com um sistema de separação de impurezas composto por dois módulos de limpeza a seco por ar insuflado. A implantação ocorreu em 2011. “Houve três modificações e melhorias, após o projeto inicial ter sido colocado em marcha”, observa Fernando Calsoni.

Segundo ele, a eficiência de redução de impurezas é de 48%. “É claro que o resultado depende da matéria-prima, clima, além de condições de operação do sistema”, pondera.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram