JornalCana

Rússia quer estreitar relações comerciais com o MT

O adido comercial da Rússia, Ivan Shaytukhov, disse na semana passada que seu país tem interesse nas produções de etanol, biodiesel e madeira de Mato Grosso. De acordo com secretário-adjunto da Casa Civil, Antonio Kato, a concretização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Cáceres, a 225 quilômetros de Cuiabá, pode alavancar o comércio com os russos.

A ZPE é um projeto antigo que, segundo Kato, “está em vias de se concretizar”. O projeto prevê que toda a produção da ZPE será isenta de impostos federais, estaduais e municipais durante 20 anos, o garante competitividade nos mercados. “O governo do Estado quer preparar o cenário para que novas empresas de todos os segmentos venham se instalar na ZPE”, afirmou Kato.

Uma indústria japonesa, segundo Kato, já estaria interessada em investir na zona. Os russos também. O adido Ivan Shaytukhov disse que a tecnologia russa de produção de etanol utiliza o trigo como matéria prima. Como o trigo é usado na produção de muitos alimentos, o país tem interesse na compra de biodiesel e etanol produzidos em MT.

Kato também aposta na normatização da hidrovia Paraguai-Paraná e na efetivação do alcoduto da Transpetro para estimular os investimentos no estado. A produção do etanol no estado, que em 2007 chegou a 890 milhões de litros, deverá alcançar 5 bilhões de litros entre 2009 e 2010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram