JornalCana

RS disputa nova fábrica da Massey Ferguson

Santa Rosa pode estar na rota de um novo investimento da AGCO Corporation. O município, que sedia a fábrica de colheitadeiras da holding, está na planilha dos estudos que definirão onde será a linha de produção de colheitadeiras de cana-de-açúcar, que deve ser lançada sob a marca Massey Ferguson.

Ainda não está delineado se a nova unidade ficaria junto a outra já existente ou se será adquirida uma área com este fim. Caso o grupo opte por colocar a linha em um dos complexos já existentes, a cidade gaúcha competiria com Mogi das Cruzes, em São Paulo, onde fica a unidade da Valtra, dos motores Sisu Diesel e da Sfil. A decisão será tomada até o final do ano.

O vice-presidente sênior para América do Sul da AGCO, André Müller Carioba, não arriscou falar em volume de investimentos, ontem, durante visita à Agrishow. A empresa ainda não deu início à s tratativas com estados, mas ele admite que já houve procura de alguns governos. Em favor de Santa Rosa, há a redução de custos em relação a São Paulo.

“O nível de custos, em geral, é menor, mas demandaria maior carga logística”, comentou, explicando que seria necessário transportar as colheitadeiras para o Sudeste, onde se concentra a demanda pelas máquinas. A vantagens de Mogi das Cruzes, por sua vez, é a proximidade dos compradores. No entanto, para ampliar a unidade paulista, seria necessário uma reestruturação completa.

Carioba destacou, porém, que não está descartada a hipótese de um novo local. “O investimento inicial é maior, mas pode compensar se colocarmos algo bem moderno”. A AGCO é a última das grandes empresas de máquinas a desenvolver a colheitadeira de cana. “Vamos trabalhar para ter uma máquina nota dez. Queremos ser líderes em cana-de-açúcar”. (Marcela Duarte)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram