JornalCana

Rossetto destaca incentivo federal ao tocantins em lançamento do programa de biodiesel estadual

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participou ontem dia 22/11, em Palmas (TO), do lançamento do Programa de Biodiesel do Tocantins. Rossetto destacou o apoio do governo federal, por meio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel lançado no ano passado, e parabenizou o estado pela iniciativa junto à empresa Brasil Ecodiesel por incentivar a agricultura familiar com a implantação de uma fábrica no estado, em Porto Nacional.

A meta do Programa de Biodiesel do Tocantins é atender cerca de dez mil famílias que fazem parte da agricultura familiar. Elas já estão previamente cadastradas. Nesse primeiro momento, 16 cidades da região central do estado serão contempladas, tornando-se pólos de observação e desenvolvimento da cultura da mamona. A empresa Brasil Ecodiesel, que já tem uma usina em Floriano (PI), vai custear 2,5 hectares de produção por produtor em mais 200 hectares por cidade atendida.

A solenidade no Tocantins foi realizada no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do governador Marcelo Miranda e do diretor da Brasil Ecodiesel, Nelson José Cortes da Silveira.

Combustível renovável

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol. Além de ser uma tecnologia limpa, não-poluente, o biodiesel também tem vantagens econômicas. O Governo Federal lançou no ano passado o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel para ser mais uma alternativa de renda aos trabalhadores rurais. A idéia é misturar 2% de biodiesel ao diesel, formando o chamado “B-2”.

Em solenidade na última quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, entregaram o Selo Combustível Social às dez primeiras empresas credenciadas para a produção de biodiesel no País. O selo é concedido pelo MDA. Os produtores identificados com a credencial terão benefícios tributários ao adquirir a matéria-prima de agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Ainda neste mês, está previsto que o MDA promova o primeiro leilão para compra do biodiesel com o objetivo de garantir o mercado para grande parte do combustível produzido no País. A idéia é adquirir cerca de 800 milhões de litros por ano até dezembro de 2007.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram